Em uma pequena colina na cidade de Cotia, interior de São Paulo, está localizado o Templo Zu Lai, um pedacinho do oriente em terras brasileiras. Com uma distância de apenas 30 quilômetros da capital de São Paulo, o edifício religioso foi inaugurado em 2003 e é considerado o maior templo budista da América do Sul. Mas, como visitar o Templo Zu Lai? Calma, que já te conto tudo!
A entrada no Templo Zu Lai é totalmente gratuita e para conhecer não é preciso ser budista, já que ele é totalmente aberto para os adeptos de qualquer religião. Durante a visita dá para perceber o quanto eles são sociáveis a perguntas e estão prontos para orientar sobre as curiosidades que, porventura, os visitantes possam ter em relação a filosofia do Budismo.
Templo Zu Lai: como visitar o maior templo budista da América do Sul?
Originário de Taiwan, o budismo praticado no local é o chinês da ordem Fo Guan Shan. Seus princípios são constituídos por quatro pilares básicos: o educacional, o cultural, as práticas religiosas e as ações sociais, segundo os ensinamentos do Buda.
O edifício é uma construção multicultural, já que profissionais de Taiwan, Japão, China e Brasil estiveram envolvidos no projeto arquitetônico. Suas estruturas possuem ricos detalhes e no geral tudo é muito claro, iluminado e ventilado. A grandiosidades do pátio externo logo na entrada, já mostra a imponência o local, que possui ao fundo, o altar principal com um enorme Buda sentado.
Paz e sossego, o Templo Zu Lai traz uma tranquilidade ímpar e é envolvido por uma grande área verde, onde um pequeno lago chama toda a nossa atenção. Impossível não estabelecer uma conexão forte com a natureza. Com uma ponte no estilo asiático, o lugar é ideal para tirar belas fotos. Vá com tempo para ver a movimentação das tartarugas, carpas e até de alguns macaquinhos que vivem rondando por lá.
Um dos melhores momentos para visitar durante o ano é próximo do mês de agosto, quando as cerejeiras (sakuras) estão floridas e criam um cenário sem igual.
SÃO PAULO | Museu do Futebol: Paixão Nacional
Conheça os detalhes da estrutura do Templo Zulai:
Museu
Dentro do templo há um pequeno museu com imagens belíssimas de Buda. Algumas delas trazem um pequeno texto ao lado com explicações sobre as cada uma das divindades e manifestações.
Serviços oferecidos
O Templo Zu Lai oferece também uma série de cursos, palestras e retiros onde são trabalhados o silêncio e a concentração meditativa. É possível assistir de fora algumas cerimônias e celebrações. No site do local existe um agenda completa com as datas e informações sobre em qual língua os rituais serão realizados, em português ou mandarim
Comidas
Aproveite para experimentar aos finais de semana o cardápio lacto-vegetariano do restaurante. Eles costumam cobrar um valor fechado pelo buffet do dia, incluindo chá e sobremesa. Há também uma cafeteria com alguns quitutes doces e salgados, além de café expresso e pães fabricados por eles.
Loja
A lojinha oferece uma variedade de imagens de Buda, talismãs e alguns amuletos. Uma parte do local é destinada aos livros, cadernos e panfletos sobre a religião.
Regras básicas para a visita
O local é totalmente aberto para quem busca uma atmosfera mais zen e queira aproveitar o dia para meditar ou mesmo passear em um lugar diferente, porém é preciso respeitar algumas regras.
É possível fotografar toda a parte externa do templo, porém em momentos de celebrações, é devidamente proibida a captação de imagens, em respeito ao ritual. É preciso aliás, ficar atentos a algumas regras básicas:
– Vestir roupas apropriadas e de acordo com o ambiente;
– Não manifestar contatos físicos íntimos como beijos e abraços
– Não levar bebidas e comidas para dentro do templo;
– Não pode fazer piqueniques no parque;
– Não levar bichos de estimação;
– Não pegar o que não tenha sido oferecido;
– Não tocar em nenhum instrumento;
– Não fumar;
– Possuir postura adequada no ambiente, respeitando o altar;
– Não fazer barulhos;
– Não ficar entrando e saindo das salas, para não desviar a concentração.
Ver essa foto no Instagram
Templo Zu Lai: como chegar?
Para que tem interesse em conhecer o Templo Zu Lai e como visitar, o ideal é fazer um passeio no estilo bate e volta, saindo da cidade de São Paulo e municípios próximos. Todos os domingos da estação de metrô Liberdade parte um ônibus fretado que leva os visitantes diretamente ao Templo Zu Lai.
A saída ocorre às 8h30 da manhã e o retorno às 16h da tarde. A ida e a volta custam R$15,00 e o local exato de embarque é na Rua Doutor Rodrigo Silva, bem ao lado da Ikesaki, loja de produtos de higiene e beleza.
Para quem escolher ir de carro saindo de São Paulo, o melhor caminho é ir pela Rodovia Raposo Tavares. Logo na saída do km 28,5 já estará na Estrada Fernando Nobre, basta seguir as placas informativas. O estacionamento no local é gratuito e mesmo nos dias mais cheios há bastante vagas. Pra quem não tem um carro, é possível alugar com ótimos preços pela nossa empresa parceira, a Rent Car.
SERVIÇO
Templo Zu Lai
Estrada Fernando Nobre, nº 1461 – Parque Rincão – Cotia|SP.
Acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares.
Comente pelo Facebook