É difícil explicar essa paixão pela bola que move milhares de brasileiros e brasileiras. Pensei muito sobre isso ao fazer uma visita ao Museu do Futebol em São Paulo, localizado dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Estádio do Pacaembu.

Aqui por essas bandas, ao nascermos praticamente herdamos dos nossos pais o time do coração, sofremos a cada campeonato mundial (melhor não falar do 7X1) e se não gostamos de futebol, pelo menos sabemos que quarta é dia de jogo. Ele está inserido em nossa cultura, por isso conhecer o Museu do Futebol em São Paulo, é também uma maneira de visitar as nossas raízes.

Entrada do museu do futebol
São dois andares de exposição e o térreo com o hall de entrada

Museu do Futebol em São Paulo: começando a visita

O passeio se inicia pelo antigo túnel que ligava os vestiários dos jogadores até o gramado do estádio. Ao caminhar pelo corredor, somos levados pelo som que remetem às torcidas e a adrenalina pré jogo. A experiência sonora toma conta da gente.

Eles disponibilizam gratuitamente no site da instituição um áudio guia. Não é preciso baixar nada, basta acessar a página do seu próprio smartphone e seguir os números das salas, para ouvir as explicações que podem ser em português, espanhol ou inglês. Nesse mesmo lugar, dá para escolher a rota conforme os times da capital paulista, como o “Roteiro Corinthians”. Há internet gratuita no local.

Áudio guia na visita do museu
O áudio guia é disponibilizado no site do museu, porém é preciso levar o seu próprio dispositivo

Caso não seja possível usar esse recurso, não se preocupe. São dois andares, além do térreo, com exposições que são bem visuais e didática. Vale lembrar que ele é acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Alguns materiais estão disponibilizados em braille.

Pelé, tido como o rei do Futebol e um dos melhores jogadores do mundo, possui local de destaque ao recepcionar por vídeo os visitantes, antes de adentrarem a sala com os 25 jogadores que mais se destacaram na história do Futebol brasileiro. Nomes como Didi, Rivelino, Sócrates e Marta são alguns dos citados.

Gramado do Estádio do Pacaembu
Durante a visita há dois momentos em que podemos ver o estádio: do gramado e da arquibancada

Há uma parte especial para a rádio, ajudando a eternizar as vozes que marcaram a história do esporte, como Ary Barroso, Jorge Cury e Osmar Santos, com o seu inesquecível “pimba na gorduchinha”.

O interessante no museu é que ele tenta de uma maneira leve, mostrar a relevância do Futebol junto à cultura do país, quebrando as barreiras sociais que sempre separaram os ricos dos pobres, os brancos dos negros e mestiços.

BRASIL: Visitas ao metrô de São Paulo: como funciona?

Saiba como funciona o passeio e a maneira de fazer a inscrição para garantir a vaga

Na sala origens, conhecemos a história do esporte trazido ao Brasil por Charles Miller, em 1895, sete anos depois do fim da escravidão. O Futebol quando chegou era tão de elite, que os jogadores utilizavam roupas de seda como uniformes. Trabalhadores braçais não eram autorizados a jogarem, negros então… nem pensar.

História do futebol no museu
“Origem”: a sala onde é contada a história do futebol no Brasil

Demoraram alguns anos até que as regras fossem mudadas e a população pobre, que outrora era marginalizada, pudesse enfim fazer parte dos campeonatos.

A parte que eu mais gostei foi a sala que exibe vídeos contando a relação do futebol, da arte e da construção da essência do povo brasileiro. Brasil só virou Brasil quando alguns artistas e intelectuais decidiram deixar de ter saudades da Europa. Quando essas pessoas começaram a fazer com alma, as coisas do nosso jeito. Carmen Miranda, Gilberto Freyre e Tarsila do Amaral, são alguns dos heróis que ajudaram a construir a identidade brasileira.

Sala sobre Copa do Mundo no Museu do Futebol
Essa área conta sobre as Copas do Mundo e o contexto de cada época

Oito totens gigantes fazem parte da sala que fala das Copas do Mundo. Com certeza é um dos momentos mais marcantes da visita, pois a cada um dos anos do torneio, há uma exibição do contexto histórico, artístico e político da época. Tudo isso contatado por mais de 370 fotografias e 16 vídeos.

Você sabe qual foi a maior goleada do futebol brasileiro? Tem uma sala especial só para falar de números e recordes, como esse: o Botafogo ganhou de 24 a 0 do Mangueira, durante o Campeonato Carioca de 1909.

Por ser interativa, a visita ao Museu do Futebol em São Paulo deve ser realizada com tempo para aproveitar todos os espaços, pois existem muitos vídeos, jogos e salas com áudios. Para se ter uma ideia, ao todo são mais de 6 horas de materiais, ou seja, é preciso dar uma de Tide e montar uma seleção (perdão pelo trocadilho).

Museu do Futebol interativo
Dá até para bater uma bolinha por lá

Quanto custa a visita?

Os valores do ingresso para Museu do Futebol são:

Inteira: R$ 20,00 – Meia entrada: R$ 10,00 (Estudantes e idosos)

Todas as terças-feiras a entrada é gratuita.

Museu do Futebol é interativo
Também tem totem para tirar fotos e enviar por e-mail

Como chegar ao Museu do Futebol?

A melhor maneira de ir ao Estádio do Pacaembú, onde está localizado o museu, é ir de metrô. A mais próxima é a estação Paulista, da linha amarela do metrô. De lá, o caminho até o museu tem a duração de 18 minutos a pé.

Também é possível ir de metrô até a estação e lá chamar um Uber. Caso seja a sua primeira corrida, use o nosso cupom e obtenha descontos. Melhor evitar ir de carro em dias de jogos. Em datas comuns, você pode estacionar na Praça Charles Miller com o Zona Azul da CET.

No local há café com opção de lanches rápidos e bebidas frescas, além de uma lojinha com produtos específicos do museu, de times nacionais de futebol e da seleção brasileira.

Museu do Futebol – Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho

Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu /  São Paulo-SP

Funcionamento: Terça a domingo: 9h às 17h – Dias de jogos os horários são especiais, consulte a agenda do campeonato.


Planeje sua viagem

Hospedagem - Ícone Flaticon
Seguro Viagem - Ícone Flaticon
Aluguel de carros - Ícone Flaticon
Booking.com