Estar por dentro das principais curiosidades sobre a Tailândia é a melhor maneira de se preparar para uma viagem por lá. Dona de uma cultura singular e rodeada de majestosas belezas naturais, o país oferece uma experiência única a cada um dos seus visitantes.
Ilhas paradisíacas, templos ornamentados e um povo hospitaleiro: não espere nada menos do que isso! Conheça as curiosidades sobre a Tailândia e também dos costumes e tradições adotados pela população local.
Tailândia: o que vale a pena saber!
Antes de conhecer as particularidades da Tailândia, confira os principais dados do país:
Nome oficial: Reino da Tailândia | ราชอาณาจักรไทย
Área correspondente ao país: 513.115 km²
Capital: Bangkok
Idioma: Tailandês
População atual: 69,43 milhões
Moeda: Baht
Visto de turismo para brasileiros: Dispensa por até 90 dias.
Governo: Monarquia Parlamentarista
Site oficial da Tailândia: https://www.thaigov.go.th
Principais curiosidades sobre a Tailândia
Conheça algumas das singularidades da Tailândia:
1 – A capital do país é a cidade de Bangkok, onde vivem aproximadamente 8 milhões de pessoas. Um décimo da população de toda a Tailândia vive por lá.
2 – Bangkok é considerada a cidade com o maior nome do mundo. Composto por palavras em Sânscrito e Pali, seu verdadeiro nome é : Krungthepmahanakhon Amonrattanakosin Mahintharayutthaya Mahadilokphop Noppharatratchathaniburirom Udomratchaniwetmahasathan Amonphimanawatansathitkatita Sakatiyasta. Ufa, ainda bem que ele não é mais usado!
3 – O significado do nome gigante também é inusitado: “Cidade dos Anjos, Grande Cidade dos Imortais, Magnífica Cidade das Nove Gemas, Trono do Rei, Cidade dos Palácios Reais, Casa dos Deuses Encarnados, Erguida por Visvakarman na Ordem de Indra”.
4 – Considerado a terra dos sorrisos, o povo local é muito solícito e amável. Mesmo em situações constrangedoras, eles conseguem manter a serenidade.
PLANEJE SUA VIAGEM PARA TAIL NDIA
– O que fazer em Chiang Rai?
– Wat Rong Khun: o Templo Branco de Chiang Rai
– Wat Rong Suea Ten: o Templo Azul de Chiang Rai
– Massagem tailandesa: a tradição que leva ao nirvana
– Conheça o Elephant Park em Chiang Mai
– Café com gatos em Chiang Rai
– Tradições e costumes da Tailândia: como é?
Questões geográficas locais
5 – A população do país é constituída por 75% de tailandeses, 14% chineses, 11% entre malaios, cambojanos e pessoas de outras nacionalidades.
6 – A Tailândia é dividida em 77 províncias. Cada uma delas possuem distritos, sub distritos e vilas.
7 – O país faz fronteira com outros quatro países: Malásia, Myanmar, Laos e Camboja.
8 – A bandeira nacional possui três cores: azul, vermelho e branco. Em sua simbologia, elas representam a monarquia, a nação e o budismo, respectivamente.
9 – O clima do país tropical, com épocas muito quentes e outras com monções, chuvas intensas com temperaturas que ultrapassam os 40º. A princípio pode parecer terrível, mas o corpo acostuma!
10 – Dentre as curiosidades da Tailândia, estão seus maiores itens de exportação. Na agricultura, ele distribui borracha, açúcar e arroz. Entretanto na manufatura, o país exporta computadores e acessórios, jóias, plástico, produtos químicos, carros e peças automotivas.
Religiosidade na Tailândia
11 – Assim como na maioria dos países asiáticos, o budismo é a principal religião praticada na Tailândia. Dessa forma, 94,2% da população é praticante budista, 4,6% é muculmano, 0,8% é cristao e 0,4% acredita em outras crenças.
12 – Justamente por isso, a Tailândia possui mais de 35 mil templos espalhados do norte ao sul do país. O mais inusitado deles é o Templo Branco, localizado em Chiang Rai.
Tradições e costumes tailandeses
13 – Chamado de Songkran, o ano novo tailandes é comemorado entre os dias 13 e 15 de abril. Diferente de qualquer outro lugar no mundo, por lá ele é celebrado com muita água. Temos matéria especial sobre o assunto aqui no site! De antemão já deixo um alerta: você vai ficar louco para ir!
14 – A tradição da culinária tailandesa pede que a pimenta esteja presente em praticamente todos os lugares. Simultaneamente, eles misturam alimentos doces, com salgados, frutas e molhos agridoces. É uma explosão de sabores no paladar!
15 – Dentre as tradições locais, a cabeça é considerada por eles a parte mais importante do corpo. Assim, é proibido tocar na cabeça de qualquer pessoa, mesmo crianças. Já os pés, são considerados impuros.
Dados históricos e curiosos sobre o país
16 – Em todo o Sudeste Asiático, a Tailândia foi o único país que não foi colonizado por nenhum outro da Europa.
17 – Antigamente a Tailândia era conhecida por toda a Europa e América como Sião.
18 – Por este motivo, existe o termo “siameses”, que são irmãos nascidos com partes do corpo juntas, como braços, pernas ou abdômen. Os gêmeos originários do Sião, Chang e Eng Bunker, fizeram muito sucesso em circo americanos nos anos de 1800, por isso se tornaram referência para a expressão.
19 – Outra curiosidade sobre a Tailândia é o fato das espécies de gatos originárias do Sudeste Asiático, levarem o nome de siameses por conta do antigo país. Tempos atrás, existiam 23 espécies de gatos siameses, sendo reduzidos enfim para apenas 6.
20 – Igualmente, os elefantes tailandeses são muito famosos, já que no país existem mais de 5 mil animais. Por outro lado, muitos deles estão domesticados e são usados para atividades domésticas e de trabalho, como apresentações em circos e carregamento de peso. Como resultado, é possível visitar locais especializados no resgate deles. O mais sério e recomendado é o Elephant Nature Park.
Atividades culturais
21 – A massagem tailandesa é a mais antiga forma de medicina aplicada no país. Ela é super popular e está presente no dia a dia de seus moradores.
22 – Em contrapartida a toda paz interior, a paixão nacional do esporte local é o muay thai, o boxe tailandês.
Curiosidades sobre a realeza da Tailândia
23 – Maha Vajiralongkorn é desde 2016 o rei da Tailândia, sob o título de Rama 10º. Ele ocupa o trono após 70 anos de reinado de seu falecido pai, o rei Bhumibol Adulyadej, conhecido como Rama 9º.
24 – O antigo monarca era reverenciado pela população local. Tanto que é comum encontrar pelas ruas e dentro dos estabelecimentos não apenas fotos do atual rei, mas também de seu pai.
25 – Ao contrário de seu pai, Rama 10º sempre está envolvido em escândalos. Entre os mais famosos, está o caso com a prima, que resultou em quatro filhos fora do casamento. Todavia, ao assumir o adultério, ele se separou da primeira esposa e casou com a segunda. Ainda assim, depois de dois anos e com mais um filho, decidiu terminar o matrimônio e deserdou os filhos homens e a esposa, deixando permanecer na Tailândia apenas a filha mulher.
26 – Do mesmo modo, outro alvoroço foi o aniversário do seu cachorro, em que sua terceira esposa aparece na mesa do parabéns fazendo topless e de fio dental. Além disso, normalmente enquanto o rei está na Alemanha, foi flagrado diversas vezes utilizando top feminino, calça jeans cintura baixa e tatuagens falsas pelo corpo. No mínimo inusitado!
E tem mais…
27 – O mais recente deles foi a animada quarentena em que ele passou com 20 mulheres nos Alpes da Baviera, região onde ele mora boa parte do tempo mesmo tendo assumido o trono de seu país.
28 – Atualmente, além de estar casado com sua quarta esposa, a rainha , sua antiga guarda-costas, o rei possui também uma Concubina Real, que seria uma outra mulher que vive com ele, mas que não possui direitos perante a lei.
29 – Por lá é proibido insultar o rei ou qualquer pessoa da família real por conta de uma lei no código penal tailandes, a lesa-majestade. Em outras palavras, quem cometer tal ato poderá ser podendo ser condenado entre 3 e 15 anos de cárcere privado.
Turismo na Tailândia
30 – Ao contrário do que infelizmente estamos acostumados, não é costume no país acontecer sequestros, assassinatos e assaltos a mão armada. O que geralmente ocorre por lá são pequenos golpes contra turistas e furtos de carteiras, por isso é preciso ficar atento.
31 – Em um Índice de Destinos Globais lançado pela Mastercard e divulgado pela Forbes em 2019, aponta que a cidade de Bangkok foi a mais visitada do mundo em 2018, com 22 milhões de turistas internacionais. Na lista, aparece também o valor médio gasto anual e diariamente por cada visitante, resultando em US 20,03 bilhões por ano e US 184 por dia.
32 – Igualmente o turismo de massa praticado nas praias tailandesas tem deixado rastros por onde passa. Por conta disso, as autoridades locais tiveram que fechar alguns ambientes, para que o impacto ambiental fosse diminuído.
33 – Em épocas normais, a Maya Bay, a famosa ilha em Koh Phi Phi onde foi filmado o filme do Leonardo diCaprio, recebia diariamente mais de 200 barcos com até 10 mil visitantes. Teve de ser fechada durante um tempo para que o ecossistema fosse protegido e a fauna marinha recuperada.
34 – A mais procurada festa da Tailândia é chamada de Full Moon Party e acontece em Koh Phangan, no sul do país. Em cada edição ela chega a reunir mais de 10 mil viajantes de todo o mundo para uma noite de diversas.
Informações gerais e curiosidades sobre a Tailândia
35 – Os nomes mais comuns da Tailândia são Paveena (feminino) e Kasem (masculino).
36 – O energético mais famoso do mundo possui raízes tailandesa. O Red Bull é baseado no Krating Daeng, uma bebida criada no país. Enquanto estive por lá, todos os dias tomava uma garrafinha, pois os preços são muito populares e a variedade, grande.
37 – Aliás, a venda de bebidas alcoólicas é controlada, podendo apenas ser comercializada entre às 12 e 14h, e depois, das 17h às 11h59. Nos mercados, a parte de exposição da geladeira fica totalmente coberta após estes horários.
38 – O filme musical americano “O Rei e Eu”, lançado em 1956 foi proibido na Tailândia. Isso porque o longa mostra a história real de uma professora que chega no país para ensinar os filhos do rei e acaba criando um choque cultural. Considerado como desrespeitoso, já que a personagem central vive um romance com o rei Mongkut, o filme causou polêmica também por conta da forma que o país foi retratado.
39 – Por fim, durante o tsunami ocorrido em 2004, a costa tailandesa foi um dos lugares mais atingidos pelo fenômeno. Acredita-se que foram mortos mais de 8 mil pessoas, entre moradores locais e turistas. Atualmente por lá existem rotas de fuga espalhados pelas cidades litorâneas em caso de uma nova catástrofe.
Gostaram das curiosidades sobre a Tailândia? Se você conhece alguma outra que não foi citada, compartilhe nos comentários! Aproveitem também para ler a matéria especial sobre as Tradições e Costumes da Tailândia!
Maurício
Em 27 . 09 . 2021 | 11:35
Boa tarde Thatiane,
Resolvi postar esse comentário para te parabenizar pelo seu jeito agradável e completo de repassar sua experências, além das curiosidades e a história do País.
Gostei tanto que deu vontade de imprimir para mostrar para outras pessoas rsrs
E a idéia que passa sobre viajar tendo foco no intuíto conhecer pessoas e as diferentes culturas, sem o vício da consumação é exatamente como eu gostaria de fazer.
Vou tentar ver suas outras postagens para saber mais, e decidir por onde tentarei começar a viajar também.
Obrigado por compartilhar o que aprendeu, e parabéns novamente pelo seu trabalho.
Maurício.
Thatiane Ferrari
Em 19 . 10 . 2021 | 11:35
Muito obrigada pelo seu comentário, Maurício!
Você não tem ideia do quanto me deixou feliz! Fico muito contente que o meu texto tenha despertado tantas coisas boas. Realmente é isso o que acredito e que tento, de alguma forma, passar para as pessoas.
Creio que respeitar a cultura local é um dever de nós, viajantes. Por isso, prezo muito por este compartilhamento de conhecimento.
Mais uma vez, muito obrigada!