País cheio de mistérios envolvendo inúmeras tradições e costumes, a Tailândia é um daqueles lugares que pedem uma atenção prévia por conta da sua diversidade cultural.

Como viajantes, chegamos de muito longe, cheios de curiosidades e entrando em um local desconhecido, por isso é importante tentar compreender como funcionam as tradições e costumes tailandeses para que a troca seja a mais respeitosa possível.

Seguro Viagem Asia

Aspectos culturais asiáticos


Engana-se e muito quem pensa que os países asiáticos possuem a mesma cultura por conta da proximidade geográfica. Cada um deles desenvolveram ao longo de suas histórias, características próprias que vão além das diferenças de idioma, religião ou gastronomia.

Andando por suas ruas é nítida a singularidade de cada um deles, mas essas diferenças ficam ainda mais acentuadas quando o assunto são as práticas e os hábitos adotados pelo povo.

Pensando em auxiliar os viajantes que por lá se aventuram, o Departamento de Promoção Cultural, do Ministério da Cultura da Tailândia distribui nos aeroportos algumas cartinhas informando o que pode ou não ser em cada um dos países que integram o Sudeste Asiático. Assim, conhecendo melhor a cultura fica mais fácil seguir as recomendações e evitar qualquer tipo de “saia justa”. 

Além da Tailândia, você também pode consultar:

Tradições e costumes do Vietnã

Tradições e costumes do Laos

Tradições e costumes de Singapura

Tradições e costumes do Camboja

Tradições e costumes da Malásia

Booking.com

Tradições e costumes da Tailândia


Imagens de Buda em uma loja de Bangkok
As imagens de Buda espalhadas pelo país devem ser respeitadas

Confira algumas das normas que são ou não aconselhadas, de acordo com a cartilha do Ministério da Cultura da Tailândia:


Práticas culturais permitidas na cultura tailandesa


1. É comum o cumprimento com a  palavra “Sawasdee” junto com “Wai”, um gesto de oração com as mãos colocadas juntas na frente do peito, mostrando respeito ao outro. “Sawasdee” é usada na saudação ao encontrar alguém e também na despedida.

2. Os tailandeses costumam, na maioria das situações e mesmo sem se conhecerem,  sorrir uns para os outros para demonstrar afeição.

3. É importante levantar-se em respeito quando tocar o hino nacional tailandês. 

4. A mesma consideração se exige quando é tocado o hino real do Reino da Tailândia. 

5. Tire os sapatos antes de entrar na casa de alguém e nos santuários.

6. É de bom tom levar um presente para o anfitrião quando for convidado para a casa de alguém, enquanto o anfitrião deve preparar uma bebida e um lanche de boas-vindas para mostrar hospitalidade aos visitantes.

7. Dirija-se às pessoas pelo primeiro nome e pelo título “Khun” para mostrar cortesia. Os apelidos são frequentemente usados apenas ​​entre parentes e amigos.

8. Use uma colher e um garfo na mesa de jantar tailandesa.

9. Mostre respeito pelas pessoas idosas e importantes.

10. Entenda que idosos e pessoas importantes começam a comer antes dos outros.


Tradições e costumes da Tailândia: práticas que devem ser evitadas


Templo do Amanhecer
Wat Arun (Templo do Amanhecer) e imagens da família real da Tailândia

1. Não mostre ações depreciativas contra a nação, as religiões e o rei.

2. Não toque e nem passe nada na cabeça de ninguém. É considerado um gesto ofensivo porque a cabeça é onde o espírito reside e é considerado sagrado.

3. Nunca aponte ou use seus pés para mover alguma coisa. Para os tailandeses eles são considerados impuros e a parte mais baixa do corpo.

4. Não mostre ações desrespeitosas ou depreciativas em relação às imagens de Buda, como tentar subir nelas ou usar de decoração em lugares inadequados. O povo tailandês tem um grande respeito pelas imagens de Buda.

5. Não use ternos pretos em ocasiões auspiciosas, como casamentos, festas de aniversário ou visitas a doentes.

6. Não beije e nem abrace em lugares públicos ou religiosos.

7. Não use shorts, blusas curtas e de alcinhas, saias curtas e roupas transparentes dentro de templo e lugares importantes.

8. Não faça ninguém sentir vergonha ou humilhação pública.

9. Evite cumprimentar os tailandeses com abraço ou beijo.

10. Não faça barulho alto enquanto se alimenta.

Estas são algumas das práticas recomendadas de acordo com a cartilha do Departamento de Promoção Cultural, do Ministério da Cultura da Tailândia. Confira também algumas das curiosidades do país.

PLANEJE A SUA VIAGEM!