Somente os traços do arquiteto conseguem trazer leveza e movimento a tanto concreto. Fazer uma visita ao Copan, o mais singular edifício da cidade, é uma forma de reverenciar ele que é um dos maiores artistas brasileiros, Oscar Niemeyer

Se de baixo ele já encanta com suas formas tão sinuosas, é de lá de cima que temos a certeza do motivo que São Paulo é chamada de selva de pedras. Que cidade!  E o bom é que todos podem conhecer gratuitamente. Muita gente não sabe, mas a visita ao Copan é aberta para qualquer pessoa, não precisa ser amigo de morador. 

História do Copan 

Visita ao Copan
Ícone da paisagem urbana de São Paulo, ele passou por diversos problemas na construção

Um dos principais cartões postais da cidade, o Edifício Copan foi construído originalmente para celebrar os 400 anos da cidade de São Paulo. Encomendado pela Companhia Pan-americana de Turismo e Hotéis, seu nome é uma abreviação da empresa. A inspiração dele veio do edifício nova-iorquino  Rockefeller Center, pelo fato de reunir no mesmo lugar comércio e residências. 

A ideia original era criar dois edifícios: um seria residencial e o outro abrigaria apartamentos de hotéis. Haveria uma marquise no térreo que ligaria os dois, porém só o primeiro foi realmente construído. Acontece que, durante o processo de edificação existiu uma grande demora para a liberação do alvará e problemas de ordem financeira. Por conta disso, o projeto teve que ser alterado e reduzido. 

São Paulo| Mirante do Edifício Martinelli: agende sua visita gratuita!

Assim, Niemeyer entregou a execução do projeto para o arquiteto Carlos Lemos, que por sua vez finalizou a parte interna. Mesmo tendo sido inaugurado totalmente fora do prazo, em 1966, ele se tornou um dos símbolos do crescimento da cidade

Ele é considerado até hoje o maior edifício residencial em concreto armado do país. Simplesmente um gigante: ao 115 metros de altura, 45 mil metros de fachada e mais de 120 mil metros quadrados de construção. Lá dentro tem de tudo, desde kitnets super pequenas até apartamentos com mais de 200 metros quadrados, por isso também existe uma grande diversidade quando o assunto são seus moradores. 

Copan em números

Escada do Edificio Copan em espiral
Detalhes da construção

Um marco na arquitetura da cidade, o Edifício Copan impressiona não apenas por conta das suas curvas, mas também por conta dos seus números: 

1.160 apartamentos compõem o Copan  

5 mil moradores aproximadamente moram por lá

22 são a quantidade de elevadores 

6 blocos internos dividem a estrutura 

32 andares

72 lojas na galeria comercial 

5 acessos para a rua 

221 vagas de estacionamento 

2 subsolos

Booking.com

Visita ao Copan: como funciona? 

Vista em 360 graus do edifício Copan
De lá de cima temos uma visão de 360 graus de toda a cidade

Para conhecer o terraço do edifício mais famosos de São Paulo é bem fácil. A visita é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira (menos feriados), em dois horários: às 10h30 e às 15h30. A dica imprescindível é consultar a previsão do tempo, antes de ir. O passeio não acontece em dias de chuva.  

Não precisa de inscrição, basta comparecer 15 minutos antes no Bloco F para assinar uma lista. A subida até o 32º andar dura apenas 40 segundos e lá em cima a visitação é liberada entre 15 e 20 minutos. Não rola nenhum tipo de explicação histórica, é bem rápido, mas vale muito a pena.  

helicóptero sobrevoa o Copan
É tão alto que o helicóptero fica pertinho

Para se ter noção do quanto é alto, durante a visita apareceu um helicóptero sobrevoando a região. Ele voava praticamente na mesma altitude. Em dias claros é possível ver as montanhas, mas em dias normais conseguimos avistar toda a região da Avenida Paulista, a Marginal Tietê e também a pequena floresta que as árvores foram na Praça da República.  

No momento o edifício está passando por uma restauração, por isso a fachada está com uma rede de proteção. Perguntei para os funcionários, mas eles disseram que não há previsão de quando o serviço irá terminar. 

Brigadeiro do Magg Café do Edifício Copan
A Magg Café ofereceu um brinde e depois da visita fomos lá conhecer o espaço

Antes ou depois da visita, aproveite para conhecer as lojas, bares e restaurantes que ocupam a área térrea do prédio. Logo na fila do passeio ganhamos um vale brigadeiro da Magg Café , que fica próxima a um dos acessos. Claro que fomos conhecer e me surpreendi o cardápio delicioso e o cantinho super descolado. 

Curiosidades sobre o prédio

Dá para perceber que Sao Paulo é uma Selva de Pedras
O verdadeiro significado da expressão “selva de pedras”

Presente na paisagem da cidade e símbolo da arquitetura moderna no Brasil, o Copan possui muitas curiosidades: 

– O carioca Niemeyer não gostava de andar de avião, por conta de outros trabalhos e da distância, ele acompanhou pouco o processo da obra; 

– Na década de 1980 os próprios moradores começaram a administram o edifício; 

– Existia um cinema no térreo do edifício, porém atualmente ele é ocupado por uma igreja evangélica;

– Dada a sua importância e tamanho o prédio possui um CEP próprio: 01046-925; 

– O Copan é tomando desde 2007 pelo IPHAN e 2012 pelo CONPRESP; 

– O Edifício inspirou muitos artistas, entre cineastas, escritores e fotógrafos. Há vários trabalhos dedicados ao Copan; 

– Quer passar um noite no Copan? É possível pelo Airbnb! E nós do Zanzemos ainda te damos um DESCONTO, caso seja a sua primeira locação, consulte o regulamento 🙂 

Praca da Republica vista do alto
Reparem na beleza da Praça da República do alto

Serviço:

Visita ao Copan

Edifício Copan
Avenida Ipiranga, nº 200 – Centro
São Paulo-SP  

PLANEJE A SUA VIAGEM!