Singapura é conhecido pelo mundo como o país das proibições. Não é para menos, já que até chiclete é proibido mascar por lá. As tradições e costumes de Singapura são marcados também pela miscigenação do seu povo, formado por chineses, indianos e malaios. 

Chamado de tigre asiático por conta da sua enorme potência, ele até 1965 fazia parte da vizinha Malásia. Depois da sua saída e independência, começou a se abrir para as novidades. Hoje Singapura é cosmopolita, próspera e cheia de riquezas. 

Seguro Viagem Asia

Aspectos importantes da cultura asiática


Pontos mais visitados de Singapura
Singapura: a maioria da população é constituída por chineses, malaios e indianos

Se você estiver fazendo um mochilão pelo Sudeste Asiático, certamente irá estranhar ao chegar na cidade-estado. Um dos lugares mais seguros do mundo, Singapura não tem nada igual aos outros países que compõem essa parte do continente. 

Desigualdade social, desorganização e grande índice populacional são coisas que não existem por lá. Mesmo o trânsito caótico das outras capitais por lá não tem vez.

Para aliviar o choque de costumes orientais e ocidentais, o Departamento de Promoção Cultural, do Ministério da Cultura da Tailândia distribui nos aeroportos uma cartilha onde são pontuadas as principais tradições que devem ser levadas em consideração durante uma viagem ao Sudeste Asiático. 

Além dos costumes e convenções que envolvem a população de Singapura, você também pode consultar:

Tradições e costumes de Camboja

Tradições e costumes da Tailândia

Tradições e costumes do Vietnã


Tradições e costumes do Laos


Tradições e costumes da Malásia

Booking.com

Tradições e costumes de Singapura


De acordo com a cartilha do Departamento de Promoção Cultural, do Ministério da Cultura da Tailândia é melhor seguir algumas normas em Singapura.


Práticas culturais permitidas em Singapura


1. Vestir-se de maneira conservadora para as funções comerciais. Para os homens, uma camisa de mangas compridas com gravata e calça é adequada. Blusas e saia ou terninho são bons para as mulheres. Diga “Ni Hao” (oi em chinês) quando você cumprimentar alguém.

2. Leve sempre um presente caso tenha um anfitrião.

3. Permita que o anfitrião escolha a comida a ser servida no restaurante.

4. Troque cartões de visita com as duas mãos e trate-os com respeito. Verifique se seus cartões de visita estão em boas condições.

5. Remova os sapatos ao entrar na casa de alguém. Faça o mesmo se você entrar em uma mesquita ou templo. 

6. Em ônibus e trens públicos, abandone seu assento para alguém que precise mais do que você, como idosos, deficientes ou alguém que esteja grávida.

7. Vista-se de maneira conservadora ao entrar em um local de culto. Evite usar blusas de alcinha, tops, mini-saias e roupas transparentes. As mulheres também devem cobrir os cabelos ao entrar em uma mesquita.

8. Use a mão direita ou as duas mãos para dar ou receber presentes e evite usar apenas a mão esquerda ao trocar presentes com alguém de ascendência malaia ou indiana.

9. Respeite as diferentes religiões, grupos étnicos e suas práticas, pois Singapura é uma sociedade multiétnica e multicultural.

10. Comunique-se com a maioria dos habitantes locais em inglês.

Singapura e seus jardins
Singapura é o país mais próspero do Sudeste Asiático

Tradições e costumes de Singapura: práticas que devem ser evitadas


1. Não se sinta obrigado a dar gorjeta, pois não é habitual em Singapura. Normalmente, uma taxa de serviço será incluída na conta.

2. Não aponte para alguém com o dedo indicador, pois esse gesto é considerado rude.

3. Não toque na cabeça de outra pessoa, a menos que a conheça bem, pois a cabeça é considerada sagrada por muitas religiões presentes da Ásia.

4. Não cuspa ou jogue lixo em público porque você será multado.

5. Não fume em locais fechados e públicos, como pontos de ônibus, cafeterias e filas. Você pode fumar em áreas designadas com uma faixa amarela. Geralmente são encontradas em algumas cafeterias ou edifícios externos.

6. Não comece a comer até o anfitrião começar, principalmente quando estiver jantando com pessoas de ascendência chinesa.

7. Troca de presentes com alguém de ascendência chinesa:

– Não dê utensílios de corte, como tesouras ou facas. Isso significa que você deseja interromper o relacionamento com essa pessoa.
– Não dê relógios e nem lenços, pois estão associados à morte.

8. Trocar presentes com alguém de ascendência malaia:

– Não dê bebidas alcoólicas.
– Não dê nada produzido com pele de porco, pois a maioria dos malaios são muçulmanos.

9. Trocar presentes com alguém de ascendência indiana:

– Não dê flores da espécie frangipani, pois elas são utilizadas em funerais.
– Não dê algo de couro a um hindu.
– Não dê bebida alcoólica, a menos que tenha certeza absoluta que a pessoa beba. 

10. Não fure fila, pois é um atitude mal vista. Observe se há uma fila no local, como pontos de táxi e pontos de ônibus, bilheterias ou balcões de atendimento.

Estas são as práticas recomendadas. Confira também as curiosidades sobre Singapura, a cidade-estado.

PLANEJE A SUA VIAGEM!