Ajudar o planeta, comer bem e ainda economizar? Parece um sonho, mas na verdade é a funcionalidade de um dos aplicativos queridinhos da Europa, o Too Good To Go. Se você está planejando uma viagem pelas bandas de cá, anote já este nome. 

Fiquei sabendo da existência do Too Good To Go em 2018, quando morei em Portugal. Porém, apenas conheci de nome, pois na época o aplicativo ainda não funcionava no país. Agora, vivendo na Itália, pude ter uma experiência genuína, que conto aqui, tim-tim por tim-tim para vocês.


Too Good To Go: como funciona?


Como uma espécie de xepa digital, os estabelecimentos separam uma quantidade de alimento durante a reposição e oferecem uma Magic Box, dentro do software, com uma margem considerável de desconto, que pode chegar a 70%.

Dentre as lojas cadastradas estão desde sorveterias, quitandas, pizzarias, restaurantes, padarias, até mercados. O combinado é que, cada consumidor no horário indicado, leve até o local a sua própria sacola para fazer a retirada dos itens recolhidos. 

O que me chamou a atenção foi também a questão do elemento surpresa: imaginamos, porém nunca sabemos de fato o que vem na tal caixa. 


Em questões tecnológicas… 


Interface Too Good To Go
Interface do aplicativo em português: simples e intuitivo

Disponível para download no Google Play e App Store da Apple, o aplicativo da Too Good To Go possui uma interface bem funcional e dinâmica. Importante dizer também que, mesmo utilizando em outros países, você pode manter o seu idioma de preferência.

O display apresenta os restaurantes que estão oferecendo box durante o decorrer do dia, os lugares mais próximos de você e também os seus locais preferidos. Existe também a possibilidade de deixar agendaras as reservas para as refeições da data seguinte. 


Onde encontrar o Too Good To Go?


Presente até o momento em 13 países da Europa, o aplicativo está cada dia mais ampliando seu alcance e fechando novas parcerias. Está disponível na Dinamarca (onde foi criado), Noruega, Holanda, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Espanha, Polónia, Itália, Áustria e, desde 2019, em Portugal.

Bem que poderia ir para o Brasil, né?!

Seguro Viagem Europa

A importância do Too Good To Go


Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, 17% dos alimentos disponíveis para o consumo no mundo, são desperdiçados. Ou seja, 931 milhões de toneladas de comida vai anualmente para o lixo.

Iniciativas como essa, além de ajudar no combate ao desperdício de alimentos, ainda se dispõe como uma ajuda aos pequenos restaurantes e comércios, que reaproveitam aquela mercadoria que seria descartada. 


Too Good To Go: minha experiência


Comida da Sicilia
Box Magic “resgatado”com o aplicativo Too Good To Go: comida boa que iria ao lixo

Consultei o aplicativo e a opção mais interessante e perto da minha casa era a Pasticceria Antica Sicilia. Eu já  conhecia o local, tinha tomado um café por lá e comido um brioche. Confesso que na hora já lembrei da vitrine chamativa cheia de doces sicilianos.

Escolhi uma Magic Box de € 3,90, para ser retirada na tarde do dia seguinte. Que ansiedade! Na data marcada e quase no horário, resolvi dar uma olhadinha no aplicativo e vi que a minha solicitação tinha sido cancelada. Isso mesmo!

Como ele funciona totalmente com as “sobras” do estabelecimento, corre-se o risco. Bom para eles, que venderam tudo e ruim para mim, que fiquei sem nada.

Porém… como sou brasileira e não desisto nunca (mais clichê, impossível!), resolvi dois dias depois insistir no mesmo local. E não é que dessa vez deu certo?!!

A retirada de dois pacotes de papel foi bem rápida e o peso de ambos já revelava que estavam cheios. Cheguei em casa, abri e o resultado foi esse da foto: dois pratos cheios e com uma ótima diversidade.

Ao todo vieram duas pizzas, cinco canolli, um brioche de marmelada, um brioche de ricota e um arancino, que é uma espécie de bolinho de arroz recheado, muito comum na gastronomia siciliana. Tudo fresquinho e saboroso!

Booking.com

Dicas preciosas para o uso 


O que ainda falta no software é um espaço dinâmico de compartilhamento de opiniões dentro da própria plataforma. Só que, existe a possibilidade de pesquisar por aí a reputação de cada empresa fora do aplicativo. Vamos lá?

Procure os grupos no Facebook

Aqui na Itália, encontrei no Facebook um grupo de troca de experiências para os estabelecimentos de Milão. Cada dia, pessoas que vivem na cidade e utilizam o dispositivo, compartilham as suas compras e avaliam a qualidade e o atendimento.

Dê uma olhadinha antes na hashtag do Instagram

Comece usando como base a hashtag #toogoodtogo no Instagram e inclua no final a sigla do país onde está. Clique em recentes e procure postagens da cidade onde está hospedado. Assim, fica mais fácil de encontrar referências e garantir uma boa refeição no Too Good To Go.

Você já conhecia o aplicativo? O que achou da ideia?

Deixe o seu comentário em nosso site ou se preferir, nos escreva nas redes sociais!


Planeje sua viagem

Hospedagem - Ícone Flaticon
Airbnb - Ícone Flaticon
Seguro Viagem - Ícone Flaticon
Aluguel de carros - Ícone Flaticon