Se tem uma coisa que eu posso garantir para vocês é que só passa calor na capital da Lombardia quem realmente quer! Conhecer as piscinas públicas em Milão é uma ótima alternativa para curtir o verão europeu e se refrescar.
As piscinas públicas de Milão são frequentadas normalmente pelos próprios italianos, por isso, além de ter a possibilidade de vivenciar algo corriqueiro na vida dos milaneses, você também poderá fugir da onda de turistas que tomam o centro da cidade.
Piscinas públicas em Milão: como funciona?
Administradas pela prefeitura local, as piscinas públicas em Milão estão espalhadas por todas as regiões da cidade. Elas variam um pouco o estilo. Algumas possuem cobertura e outras não. No geral são bem equipadas e simples. Geralmente são adaptadas total ou parcialmente para o uso de pessoas com deficiência. Diferentes de outros clubes no Brasil, aqui não é preciso fazer exame médico, basta comprar o ingresso e já entrar.
Centros balneários
As melhores piscinas para tomar sol e aproveitar o dia são as de Argelati e Romano, pois são maiores e consideradas centros balneários. A estrutura delas conta com lanchonete na área externa, assim dá para fazer as refeições no local. Já na área da piscina não é possível comer.
Centro Balneário Argelati
Localizada próximo ao Naviglio Grande, a unidade Argelati possui duas piscinas: uma com 33X30 m e a outra 30×20 m. A estrutura local conta com lanchonete na área externa, sendo possível fazer refeições no local. Como fica praticamente dentro do parque Argelati, uma sugestão é levar alimentos e fazer um piquenique no gramado.
Via Segantini, 6 – Navigli – Milão
Próximo ao metro Porta Genova
Centro Balneário Romano
Já o Romano fica bem ao lado do Centro Politécnico, por isso é bem comum encontrar estudantes por lá. A arquitetura do local é muito imponente, pois seus edifícios foram projetados em 1929, pelo arquiteto Luigi Secchi. A piscina fica dentro de um jardim público e possui um quiosque onde são servidas pequenas refeições.
Via Zanoia – Città Studi – Milão
Acesso pelo jardim público – Próximo ao Metrô Piola
Ingressos
O acesso é cobrado por uma tarifa diária que varia conforme o dia, sendo diferenciada aos finais de semana. Crianças até 5 anos não pagam e de 5 a 11 anos pagam com desconto. Dá também para alugar a cadeira de sol, mediante a um pagamento e um caução de 2 euros.
Os ingressos podem ser comprados pela internet ou no local. Ao entrar, o usuário recebe uma pulseira que libera o acesso durante todo dia. Antes de sair do hotel, esteja atento para os dias que fecham cada uma das unidades, as piscinas possuem um calendário diferenciado entre elas.
Regras locais
Seguir algumas diretrizes para o uso da piscina coletiva é de regra, mas por lá elas são bem rígidas. A mais importante delas é que o acesso à água só pode ser feito com o uso da touca de banho.
Crianças também ficam limitadas e somente em um espaço onde podem usar boia. Aliás, os pequenos de até 3 anos devem usar obrigatoriamente uma fralda especial para água. Os salva-vidas ficam espalhados pela borda da piscina, dando aquele suporte para os pais. É um show de apitos!
Pular é permitido, mas brincadeiras mais agressivas como subir em cima do outro, são proibidas e os funcionários chamam a atenção mesmo.
Considerações sobre as piscinas públicas em Milão
Das piscinas públicas em Milão a que eu mais frequento é a Romano. O público costuma ser bem jovem, as instalações são simples, mas funcionais e eles separam duas raias para quem quer fazer nado livre.
No final da tarde sempre rola uma música e eles vendem na lanchonete de fora alguns aperitivos, que são permitidos entrarem na área da piscina. Somente neste balneário existe a opção de comprar o bilhete para o final da tarde, que custa a metade do preço. Vira um espaço ótimo e bem descontraído para finalizar o dia.
Outras piscinas pela cidade
Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas um dos lugares mais famosos da cidade quando o assunto é piscina, com certeza é o Bagni Misteriosi, onde também funciona um bar e restaurante. Os preços são bem maiores que os das piscinas públicas em Milão, podendo ser reduzidos caso o visitante preferir acessar o local somente de manhã ou de tarde.
Comente pelo Facebook