O aperitivo na vida de um italiano é tão religioso quanto o almoço de domingo na casa da mamma. Esse hábito local de bebericar e comer algo enquanto espera a refeição faz parte das histórias que nos são apresentadas na Galeria Campari, em Milão, localizada no bairro de Sesto San Giovanni.

A trajetória da família Campari, os anos dedicados aos estudos da arte de produzir bons licores, a criação e consolidação do negócio, tudo isso nos são apresentados durante a visita guiada. Em um passeio à Galeria Campari, fica fácil compreender o motivo que levou a empresa a se tornar uma das marcas mais apreciadas do país e do mundo. 


A proposta da Galeria Campari


Exposição Galeria Campari
O espaço expositivo conta a história da marca e a sua consolidação

Em celebração aos 150 anos da marca, em 2010 foi inaugurada a Galeria Campari, no mesmo local onde funcionou, entre 1904 a 2005, a antiga fábrica da bebida. A produção atualmente ocorre na Ligúria.

Ao contrário de muitas outras empresas de bebidas que constroem seus museus tendo como base seus produtos e a forma de produção, a Galeria Campari apresenta de certo modo um olhar diferente e bem particular. Posso dizer que é uma aula completa sobre comunicação empresarial e empreendedorismo.

O foco principal do museu na verdade é demonstrar a história da empresa por meio do processo de consolidação da marca, um projeto visionário de Davide Campari, o filho do inventor. 

Seguro Viagem Europa

Galeria Campari: quando a arte e a publicidade se encontram 


Visita Guiada
A visita guiada é gratuita e deve ser agendada no site da Galeria

A Galeria Campari em Milão, possui uma área destinada apenas para a exibição do acervo publicitário. Desde o início, o projeto de divulgação da marca flertou diretamente com artistas visuais renomados, nacionais e internacionais. Pintores, designers, cineastas, fotógrafos foram convidados a trabalharem a estética da essência do produto

Para se ter uma ideia, o diretor de cinema Federico Fellini, que sempre foi avesso a campanhas publicitárias, se rendeu aos pedidos e produziu um comercial exclusivo para o aperitivo vermelho.

No local, ao todo estão expostas cerca de 120 obras, entre imagens, vídeos e peças. Porém o arquivo geral possui mais de 4 mil e 500 obras, criadas diretamente para a marca.

Raridade! Assista o spot produzido por Fellini:


História da marca Campari


História da Campari
Rótulos, garrafas e materiais promocionais fazem parte da coleção


A memória da Campari vem bem antes desde 1860, data da fundação. Começa na realidade quando o seu fundador, Gaspare Campari saiu da cidade de Cassolnovo, no norte da Itália para se aperfeiçoar nos estudos da preparação de licores. Foi nessa época que criou a receita original da bebida Campari. A personalidade do seu gosto amargo se mantém até hoje.

Instalado em Milão, Gaspare abriu um café (onde hoje existe a Galleria Vittorio Emanuele), casou e teve cinco filhos. Era ali, nos porões abaixo da Praça Duomo que ele, sem saber, produzia uma das bebidas que no futuro seria uma das mais famosas da Itália

Como morreu jovem, sua esposa, Letizia Galli, foi quem teve que decidir sobre o futuro da família. Assim, Davide Campari foi estudar fora e Guido Campari assumiu a direção da cafeteria.

Só um adendo: chamado de “A Última Ceia”, o túmulo da família Campari dentro do Cimiterio Monumentale de Milão é um dos mais bonitos do lugar. Vale a pena visitar!  

Booking.com

Ampliando horizontes

Campari Bebida
A história da Campari é um exemplo para empreendedores de todo o mundo

O tempo longe da Itália abriu a mente de Davide, fazendo com que ele pensasse além do território milanês. É aquela velha história que, em algumas vezes na vida, não é errado dar um passo para trás. Sua atuação como empreendedor foi decisiva ao fechar o café da família e insistir na produção industrial e, em seguida, na importação do produto. Deu certo!

Atualmente presente em 190 países, a companhia mantém em segredo a fórmula de sua bebida, mas é possível saber que todo o processo de produção dura em média de 5 a 6 meses, com todo o tempo de maturação para atingir o gosto ideal.

Sabe-se que a receita original leva mais de 60 ingredientes, entre ervas naturais, cascas de frutas e especiarias vindas de diversas localidades.

O fato é que hoje a Campari é um grande império, com investimentos em outros segmentos de bebidas, dona de marcas internacionais e de fábricas espalhadas pelo mundo, só no Brasil existem duas.


Galeria Campari: como funciona a visita?


Mario Botta
A arquitetura de Mario Botta impressiona os visitantes

Contrariando a maioria dos lugares em Milão, a visita à Galleria Campari é gratuita. Porém, é preciso fazer previamente o agendamento pelo site.

Sua duração total gira em torno de 1h45 e acontece no idioma italiano. Conhecemos os dois andares da Galeria e também o jardim. Projetado pelo arquiteto Mario Botta, o edifício ganhou um ar moderno, mantendo a tradição do passado. Realmente é encantador.

O tour guiado é normalmente realizado em italiano, mas existe a possibilidade de agendar um passeio em inglês, mediante ao envio de um e-mail para galleria@campari.com, solicitando a visita.

Na minha opinião a visita não tem muita graça se não for guiada. É que as histórias complementam as imagens, que podem ser vazias sem um acompanhamento. E a pergunta que não quer calar: eles oferecem algum aperitivo? Não. Saímos de lá só com vontade mesmo!  

Porém, outra alternativa é participar da visita paga chamada de “Arte e Mixologia”, onde um historiador apresenta as obras artísticas e o passeio é finalizado com uma experiência mixologista, com a preparação de coquetéis. 


Ficou com vontade de conhecer a Galeria Campari em Milão? Me diga nos comentários!  

Galeria Campari 

Viale Antonio Gramsci, 161 – Sesto San Giovanni – Milão – Itália.
Próximo a estação de metrô Sesto 1º  Maggio FS.


Planeje sua viagem

Hospedagem - Ícone Flaticon
Seguro Viagem - Ícone Flaticon
Aluguel de carros - Ícone Flaticon