Esculpida pelo homem e sobrevivente do tempo, Matera na Itália é uma das cidades mais antigas do mundo e uma das poucas que foram habitadas continuamente desde a pré história. Suas construções escavadas nas rochas fazem dela, desde 1993, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, mantendo-se fiel às características que tão bem lhe diferem de tantas outras.

A boa notícia é que, Matera na Itália, ainda não figura nas principais rotas de turismo do país. Portanto, aproveite para conhecer e aproveitar com tranquilidade cada cantinho deste mágico lugar.


História de Matera, na Itália


Matera do alto
Matera, a cidade de pedras

Ao chegar em Matera, na Itália, a sensação que temos é de que ela é uma cidade que parou no tempo. Mas, não. Ao contrário! Cheia de histórias, ela viu o passar dos anos de modo transformador!

Até pouco tempo atrás, Matera, a cidade que esbanja vigor desde a era paleolítica, servia como uma vergonha nacional. Tida como atrasada, a cidade ainda mantinha pessoas vivendo em cavernas. Em um ambiente úmido, frio e sem luz natural, famílias numerosas viviam junto com animais. Os cuidados com a higiene eram inexistentes, mas a água chegava para todos (como conto logo abaixo). 

Cavernas de Matera
Cavernas onde os moradores da cidade viviam

O fim do uso das cavernas como lares só aconteceu em 1968, quando o governo estabeleceu uma lei de desapropriação. Cada uma das famílias que ali viviam, receberam uma casa popular com saneamento básico e água potável.


Como chegar em Matera?


Luz no final do túnel
Matera está localizada na região sul da Itália, na Basilicata

A província de Matera, localizada na região da Basilicata, possui uma posição bem estratégica ao sul. Por estar bem ao meio, existem diversas possibilidades de lá chegar: 

ÔNIBUS

Saindo de Roma, a viagem dura aproximadamente 5h30 e é realizada pela empresa Liscio. De Nápoles, é a Marino Bus que faz o trajeto com 4h50 de duração. Demora um pouco mais, pois a viagem não é direta.

TREM

Partindo das principais cidades da Itália, o caminho deve ser realizado até Bari. A partir daí é possível seguir da estação Bari Centrale até a Matera Centrale com a Ferrovie Appulo Lucane, em uma viagem com o tempo de 1h40.

AVIÃO

Voando a melhor opção para chegar em Matera na Itália é pelo Aeroporto de Bari. De lá, é possível pegar o Puglia AirBus, que leva até a Piazzale Matteotti, em Matera. O trajeto dura em média 1h10.

Viaje Conectado

O que fazer em Matera, na Itália?


Matera: muitas em uma só!

Museus arqueológicos, rotas culturais, turismo religioso, roteiros gastronômicos, caminhadas pelas montanhas. De antemão já aviso: Matera é muitas em uma só!

PERMITA-SE PASSEAR SEM MAPA

A maneira mais interessante de visitar os Sassi di Matera é seguindo seus instintos e se perdendo por entre o labirinto que naturalmente as pedras proporcionam. Para isso, tenha em mente que ela é dividida em duas partes: o Sasso Barisano, onde ficam os edifícios e casas modernas, e o Sasso Caveoso, local que guarda as casas cavernas e igrejas rupestres.

CONHEÇA ALÉM DA SUPERFÍCIE: MATERA SUBTERRÂNEA

Matera Subterrânea
Matera subterrânea: conheça o sistema hídrico da cidade

Existe também uma outra parte muito interessante, que é o Palombaro, onde ficava todo o sistema hídrico da cidade, abaixo da Piazza Vittorio Veneto. Considerado uma jóia da engenharia, este método de distribuição de água criado a mais de dois mil anos é um dos mais interessantes do mundo, sendo constituído por canais escavados nas rochas e direcionados às cavernas.

VISITE AS IGREJAS RUPESTRES

Dentro do chamado Parco della Murgia Matera o silêncio permanece. É lá que estão os mais de 150 lugares de cultos religiosos escavados nas rochas. Muitas destas cavernas abrigaram monges que sofriam perseguição por serem cristãos. Algumas delas foram apenas esculpidas, já outras receberam pinturas que o tempo não conseguiu apagar.

A principal delas é a Cripta do Pecado, conhecida como a Capela Sistina Rupestre, pela magnitude de seus desenhos. Outra que ainda conserva seus afrescos e é muito visitada é a de San Pietro Barisano.

VEJA A CIDADE DO ALTO 

Localizada bem no coração da cidade, a Catedral de Matera honra o seu estilo medieval com uma arquitetura românica. Por fora, a simplicidade das paredes escondem as preciosidades inseridas dentro. Dalí do alto do seu mirante é possível ter uma vista privilegiada das claras rochas. Aproveite para fotografar! 

COMPRE UM CUCÚ

O objeto típico do artesanato local tem raízes na pré história. É o famoso cucú, um apito em formato de galo, produzido em barro e todo decorado a mão com cores fortes e vivas. Sem dúvidas é uma ótima lembrança!

ESCOLHA UM DOS MUSEUS PARA VISITAR (OU VÁ EM TODOS)

Museu Nacional da Arte Medieval e Moderna da Basilicata,
Museu Nacional da Arte Medieval e Moderna da Basilicata

Com diferentes propostas e correspondentes valores, os museus de Matera guardam preciosidades, não apenas pelo acervo, mas também pelo lugar onde foram instalados.

O Museu Arqueológico Nacional Domenico Ridola criado em 1911, é considerado o mais antigo de toda a Basilicata. Cerâmicas da Idade Média, documentos preservados e o percurso evolutivo de seus moradores desde a pré história, podem ser consultados por lá.

Já o Museu Nacional da Arte Medieval e Moderna da Basilicata, mescla arte sacra e contemporânea no mesmo ambiente. 

Por sua vez, o Museu da Escultura Contemporânea, único museu dentro de uma caverna no mundo, é dedicado exclusivamente às esculturas de artistas italianos e internacionais, datadas de 1800 até os dias atuais.

FAÇA UMA VIAGEM AO TÚNEL DO TEMPO

Para matar a curiosidade de como era a vida moderna dentro da caverna, é possível visitar a Casa Caverna, uma antiga habitação que foi ocupada até 1957 por uma família com 11 pessoas e animais. As mobílias ainda continuam no local, trazendo a lembrança do tempo em que Matera foi esquecida.

Seguros Promo

Onde comer em Matera?


Arte em Matera
Matera possui ótimas opções de bares, restaurantes e hotéis no centro

Matera é assim: possui uma culinária cheia de personalidade. Com diversos restaurantes citados no Guia Michelin, fica difícil para os estabelecimentos locais competirem entre si. Alguns lugares oferecem o menu turístico italiano, composto pelo primeiro e segundo prato, pão, acompanhamento, bebida e café. Eles chamam de “Tipiche Lucane

Levando em conta preço e qualidade, recomendo a Trattoria Paoangelo. É fora do centro histórico, mas oferece pratos típicos da gastronomia local, com variedade e bem servidos. Experimentei o Orecchiette ai sapori materani, com massa, tomate, mussarela e alcachofras.

Outros pratos de primeiro dentro do cardápio eram o Cavatelli alla Lucana e o Foglie di Uivo alla Contadina. Já de segundo, as opções de escolha estavam entre Saltinbocca alla Materana, Salsicha alla Lucana e Bistecca di Vitello.

COMIDAS TÍPICAS DE MATERA, NA ITÁLIA

Orecchiette
Orecchiette ai sapori materani da Trattoria Paoangelo

Como disse, a gastronomia de Matera é sempre destaque na Itália, ou seja, vale a pena experimentar algumas das delícias locais

– Pão de Matera 

– Crapiata (sopa de legumes) 

– Pignata (carne de cordeiro cozido em panela de barro)

– Peperoni bruschi (pimenta doce seca e frita) 

– Ciallédd (pão com legumes banhado no azeite) 

– Strazzate (biscoito de amêndoas) 

– Sporcamuso (massa doce recheada de creme) 

– Cicorie e fave (purê de favas com chicória) 

– Focaccia alla Chianca (pão local cơm tomate e azeite)

Organize o seu giro pela Itália

Boccadasse, em Gênova: a Itália nas telas do cinema
Trem na Itália: o que saber antes de viajar? 
+ Como visitar Pompeia, a cidade destruída pelo vulcão?
Navigli em Milão: a história da cidade começa aqui


Hospedagem em Matera


Prefira se hospedar em uma construção dentro da cidade de pedras

Não teria graça ir para Matera e ficar hospedado em um lugar comum, que não nos remeta à construção local. Por isso, separei algumas dicas de hotéis que dialogam com a cidade, ao mesmo tempo em que oferecem um ótimo custo-benefício. 

Na minha pesquisa consegui encontrar poucos hostels, porém, é possível achar pela cidade hotéis com os preços baixos. Todas as indicações presentes aqui são baseadas na localização, no valor e nas avaliações deixadas no Booking, nosso parceiro de viagem. Vamos lá? 

HOTEL CORTE SAN LEONARDO

Com uma localização sensacional, com vista para o Sassi Caveoso e o Sassi Barisano, o Hotel Corte San Leonardo é uma das melhores opções da cidade. Os tetos são de madeira e as paredes de pedra. Como em uma antiga caverna pitoresca, o lugar recria o cenário que vemos do lado de fora da janela. Para quem viaja com cachorros, vale saber que o hotel é pet friendly. O café da manhã classificado como excepcional é oferecido mediante pagamento.

HOTEL ANTICA MATEOLA

O Hotel Antiga Mateola não está localizado dentro do centro antigo, mas alguns minutos é possível chegar lá. Suas instalações são amplas, limpas e bem iluminadas, Os quartos remetem as pedras de Matera, por isso o hóspede se sente dentro de uma caverna. O serviço de café da manhã está incluso. Ideal para quem vai de carro, já que o local oferece estacionamento gratuito

HOSTEL OSTELLO DEI SASSI

Dentro da cidade de pedras, o Ostello dei Sassi é uma ótima escolha para quem viaja sozinho ou com o orçamento mais apertado. Com quartos compartilhados mistos ou femininos, o hostel oferece armários gratuitos em cada um deles. Possui cozinha e máquinas de venda automática de bebidas e lanches.

Booking.com

Recomendações para a visita 


Para quem gosta de fotografar, Matera é um prato cheio!

Aqui vão algumas dicas úteis para lhe ajudar no passeio:

– Como toda a cidade, o chão é feito de pedras e algumas delas são escorregadias. Escolha utilizar durante a visita sapatos resistentes, de preferência tênis, que possam ajudar na segurança. 

– Durante o verão as temperaturas costumam ser bem altas por lá. Prefira passear no início da manhã ou no final da tarde.

– Nos dias em que o sol está a pino, o ideal é usar um óculos escuros. A luz solar que bate nas pedras claras, gera reflexos que podem irritar os olhos mais sensíveis.

– Para os brasileiros que viajam pela Europa é obrigatória a contratação de seguro saúde. Nós do Zanzemos contratamos sempre os serviços da Real Seguros. No site deles é possível fazer uma cotação online e verificar as melhores seguradoras, coberturas e menores preços. Super recomendamos!


Itália nas telas: Matera


Matera antiga
Matera: uma das cidades mais antigas do mundo

É até clichê falar que Matera parece cenário de filme, mas é! O encanto da cidade de pedras vem ao longo dos anos, atraindo artistas e diretores cinematográficos de diferentes gêneros. Do clássico Pier Paolo Pasolini até o sanguinário Mel Gibson, inúmeros longas foram rodados por lá. Veja alguns deles: 

Le due sorelle (1950) – Mário Volpe

O Evangelho Segundo Matheus (1964) – Pier Paolo Pasolini

Rei Davi (1985) – Bruce Beresford

O Homem das Estrelas (1995) – Giuseppe Tornatore

A Paixão de Cristo (2004) – Mel Gibson

A Profecia (2006) – John Moore

Ben-Hur (2016) – Timyr Bekmambetov 

Mulher Maravilha (2017) – Patty Jenkins 

Maria Madalena (2018) – Garth Davis

Confira o trailer do O Evangelho Segundo Mateus do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini:

Situa-se por Matera, na Itália:

Ficaram com vontade de conhecer Matera, na Itália? Confira dicas de viagens sobre este e outros destinos no nosso Instagram: @zanzemos


Planeje sua viagem