Nada melhor que acordar cedo e desfrutar da beleza real dos lugares, sem aquela onda que o turismo em massa oferece. Pulei da cama às 6h e em menos de 40 minutos de trem, saindo de Lisboa, cheguei na linda cidade litorânea de águas calmas e visual deslumbrante. De frente ao mar em uma manhã ainda sem sol, Cascais em Portugal, pode até apresentar um ar melancólico mas, não se iluda.

Com o passar das horas, o pequeno balneário ganha um novo tom com a presença de gente de todos os tipos em busca de suas praias: grupos de asiáticos, casais com crianças, idosos com duas bengalas… Em dias solares o número chega a dobrar e conseguir um espaço na areia fina se torna um desafio que, lhe garanto, vale a pena!

Considerada pelo European Youth Forum como a Capital Europeia da Juventude 2018, Cascais oferece encantos que vão além das suas paisagens naturais. Pequenos castelos e mansões testemunham nossos passos por entre o chão de pedras da orla. Suas ruelas são pequenos convites para se perder. Quem se atreve, como prêmio ganha o encontro com casinhas típicas portuguesas e seus azulejos multicoloridos.


O que fazer em Cascais?


Praia da Rainha em Cascais, Portugal
Cascais as primeiras horas do dia

Confira algumas dicas de lugares e crie o seu próprio roteiro:


Parque Marechal Carmona


Em uma caminhada ao parque, andando no sentido do Palácio da Cidadela, dá para avistar junto ao beira mar, os instrumentos de trabalho deles, os pescadores. Se tiver sorte, pode até ver algum voltando com os cestos cheios. A intensa vegetação já anuncia a chegada ao parque.

Parque Marechal Carmona
Passeio público, jardim infantil e café são algumas atrações do parque

Logo na entrada uma ponte com um pequeno lago cheio de patos se faz parada obrigatória para contemplação do local, que ganha um ar romântico com as flores brancas e vermelhas pelo caminho. Ali perto tem um café. Para quem vai com crianças, mais adentro há um parque infantil dividido em três áreas, conforme a faixa etária. Aos sábados, o Parque recebe um mercado biológico, com frutas, verduras e produtos de extrema qualidade.

VIAGEM E PASSEIOS EM PORTUGAL  
Veneza Portuguesa: conheça Aveiro em Portugal  
Transporte público em Lisboa: como andar por lá?  
Compras em Lisboa? Confira o guia completo!  
Lagos no Algarve: você tem que conhecer!  
Cascais, em Portugal: um tesouro a ser visitado!  
Oceanário de Lisboa: desvendando o fundo do mar  
LXFactory: um lugar para bater o ponto  
Como tirar a nacionalidade portuguesa?  


Praia da Ribeira de Cascais


A minha preferida! Dela é possível ver no fim da tarde o “conversê” das gaivotas, enquanto no cais, jovens rapazes corajosos brincam de pular a água, que para os padrões brasileiros, é fria: sempre! Em dias quentes a temperatura varia em torno de 17 graus. É uma praia sem grande estrutura e apenas alguns food trucks estacionam por lá.

Mirador da Praia da Rainha
Barcos brancos em meio ao mar azul

Praia da Rainha


Bem pequenina e com areias douradas, ela é uma das mais disputadas por conta do tamanho. Águas calmas e com um pequeno bar com esplanada.


Praia da Conceição


Bem popular e animada, de longe avistei africanos dançando na areia. Música alta, pessoas felizes. Por lá o “Bar da Praia” domina o local com aluguel de cadeira e guarda-sol, além de oferecer bebidas e comidinhas. Em dias de maré baixa ela praticamente se junta com a praia da Duquesa.

A tranquilidade do mar oferece a possibilidade de um passeio de stand up paddle. O que mais gosto da Praia da Conceição é que ela é totalmente acessível para deficientes físicos. Vigiada pelo serviço de salva-vidas, ela conta com toda uma estrutura de rampas também na areia, o que auxilia o banho de mar.

Palácio amarelo
Há uma pequena praia atrás do Museu Conde Castro Guimarães

Praia da Duquesa


Ela praticamente oferece os mesmos atrativos que a anterior (menos a acessibilidade), mas acaba sendo um pouco mais tranquila. Seguindo pelo passeio marítimo, a vista fica cada hora mais encantadora com os barcos brancos no mar azul. Por lá há alguns bancos que dá para sentar e ficar tranquila, sentindo a brisa leve, esse sopro da natureza que alivia os dias quentes.


Seguro viagem europa 728x90

Praia das Moitas

Localizada já em Monte Estoril, a praia das Moitas possui uma espécie de piscina de pedras dentro do mar, a Alberto Romano. Quando estive por lá, havia no passeio marítimo uma interessante exposição de fotos.

Pescadores de Cascais
Pescadores de Cascais

Estoril


Seguindo pelo calçadão a beira mar, é possível chegar a Estoril, que faz parte do concelho de Cascais. A praia Tamariz, a piscina oceânica e o Casino Estoril são as principais atrações da região.


Boca do Inferno


Nos tornamos pequenos diante de tamanha grandiosidade. A vista do mirante realmente impressiona e ouso dizer que esse é o momento apoteótico de uma visita por Cascais. É assim, tentar descrevê-la seria abreviar o que ela é por si só! O melhor momento do dia para visitá-la certamente é o fim da tarde, para poder contemplar o pôr-do-sol.

Paisagem do mar de Cascais na Boca do Inferno
A paisagem da Boca do Inferno realmente surpreende

Há algumas lendas sobre o local de nome não muito agradável. Uma delas conta a história de um feiticeiro que ao ter seu amor desprezado pela amada ao fugir com o amante, criou uma terrível tempestade, a fim de agitar tanto o mar ao ponto da rocha abrir e engolir o cavalo onde os dois seguiam. Lendas…


Como chegar em Cascais-Portugal?


A melhor maneira de chegar ao balneário de Cascais em Portugal, é pegar o trem (aqui chama-se comboio) a partir da estação Cais do Sodré, no centro de Lisboa. É preciso comprar o cartão Viva Viagem por 0,50 € e carregá-lo. O valor da passagem que custa 4,50 € (ida e volta). Cada viajante deve ter um, não podendo carregar todos os tickets em um só cartão, ele é pessoal.

Se você preferir dá também para ir um carro, partindo de Lisboa. São apenas 40 km da capital e a estrada é bem tranquila. Nós temos parceria com a Rental Car, onde você pode comparar os preços de diferentes locadoras e ainda alugar o seu carro pagando em reais, sem taxa de IOF e com parcelamento em até 12 vezes.

Dica extra para os viajantes com grana curta! Dentro da estação de trem tem um mercado Pingo Doce no estilo take away. Aproveite e faça o estoque de bebidas geladas, frutas e lanches prontos.

Booking.com

Onde ficar em Cascais – Portugal?


Certamente a melhor opção é a região mais central da cidade e próximo ao mar. De frente para a praia da Ribeira tem o Hotel Baia, com uma vista privilegiada de toda a cidade. Mesmo com a excelente localização ele costuma possuir preços bem acessíveis.

Praça central de Cascais
Centro de Cascais

Para quem busca algo mais luxuoso, pertinho do Farol de Santa Marta está o Vila Gale Cascais, é um dos melhores hotéis da região, com uma ótima estrutura de entretenimento para férias familiares.

Já quem busca algo mais em conta, tem o Cascais Bay Hostel que fica 3 minutos de caminhada até a praia ou o Cascais Home Sweet Hostel, localizado de frente ao mar, ao lado da Câmara Municipal da cidade.


Planeje sua viagem

Hospedagem - Ícone Flaticon
Airbnb - Ícone Flaticon
Seguro Viagem - Ícone Flaticon
Aluguel de carros - Ícone Flaticon

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Booking.com