A memória gustativa das bebidas típicas têm o poder de nos proporcionar sensações pra lá de boas. Lembrar alguns sabores que experimentamos durante alguma viagem é a melhor maneira de acalentar nossos corações e recordar grandes momentos.
Pensando nisso, que tal dar uma volta ao mundo por meio das receitas mais tradicionais de drinks? Prepare os cintos para conhecer as mais variadas bebidas típicas e seus respectivos países!
Bebidas típicas: receitas fáceis e variadas
Conhecer um país vai além de visitar seus pontos turísticos. É preciso se deixar levar por sua cultura, que inclui também seus alimentos e bebidas típicas. Embarque nessa viagem, sem sair de casa!
Confira abaixo treze receitas práticas e acessíveis de fazer em casa:
1 – Mojito Tradicional (Cuba ??)
Belas praias, clima quente e povo pra lá de hospitaleiro. A ilha caribenha de Cuba é daqueles lugares que combinam com uma bela bebida refrescante.
Ingredientes:
- 1 dose de rum branco
- 1 ramo de hortelã
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 limão
- 1/2 copo de água com gás
Modo de preparo: Em uma coqueteleira, macere o ramo de hortelã, junto com o limão e misture com uma colher de açúcar. Adicione uma dose de rum branco com a água com gás. Adicione gelo, se preferir. Para decorar, opte por folhas de hortelã e rodelas de limão.
2 – Martini (Itália ??)
Um clássico da coquetelaria mundial, o Martini se popularizou por conta de James Bond, o agente secreto 007. Com isso, ao difundir o drink, as receitas também acabaram sofrendo alterações com o decorrer do tempo. Apresentamos a mais tradicional delas:
Ingrediente:
- 1 dose de gim
- 10 ml de vermute branco seco
- 1 azeitona
Modo de preparo: Em um copo com pedras de gelo, adicione o vermute e o gim. Misture rapidamente e coe. Transfira a bebida para uma taça previamente gelada e adicione a azeitona toda furadinha. O intuito é que o gosto da oliva complemente o sabor.
3 – Margarita (México ??)
Não há dúvidas de que a Margarita é para os mexicanos o que a caipirinha é para nós, brasileiros. Utilizando da bebida destilada mais famosa do país, a tequila, o drink é sempre uma boa pedida para quem quer sentir de perto o sabor mexicano.
Ingredientes:
- 1 dose de tequila branca
- 50 ml de suco de limão
- 50 ml de suco de laranja
- 15 ml de xarope de açúcar
- Sal grosso
Modo de preparo: Insira na coqueteleira um punhado de gelo, adicionando o suco de limão, o suco de laranja, o xarope de açúcar e por último a tequila. Agite a coqueteleira por 30 segundos e coe. Pegue o copo em que será servido e molhe a borda com água em um prato raso. Afunde ele em um pote com sal grosso e sirva a bebida.
4 – Sangria (Espanha ??)
A bebida típica mais popular da Espanha, é a Sangria, originária da região autônoma de Andaluzia, na costa sul do país. Por vir de uma região agrícola, o drink pede uma variedade de frutas em sua composição.
Ingredientes:
- Frutas picadas: laranja, limão, abacaxi, maçã verde e maçã vermelha
- 350 ml de água com gás
- 4 colheres de açúcar
- 1 dose de Gim
- 1/2 garrafa de Vinho Tinto
- Canela
Modo de preparo: Coloque as rodelas de frutas em uma grande taça e misture com o suco da laranja, o suco do limão, o gim, o açúcar e a canela. Deixe na geladeira e antes de servir, adicione o vinho e água com gás. Sirva com gelo nos copos.
5 – Jäger Ginger (Alemanha ??)
Muito utilizado como base para drinks, o Jägermeister é um licor alemão tradicional composto por 56 tipos de ervas, raízes e frutas. Fabricado em 1935, a bebida possui um teor alcoólico de 35 por cento.
Ingredientes:
- 50 ml de licor Jägermeister
- 2 fatias de pepino
- 1/2 limão
- 200 ml de cerveja de gengibre
- Gelo
Modo de preparo: Em um copo alto, adicione gelo e insira as fatias de pepino, o licor, o suco do limão e complemente com a cerveja. Misture suavemente com um agitador.
UNIVERSO VIAGEM :
– Restaurantes em Risco: série da Netflix que fala sobre viagem, decoração e gastronomia
– 15 passeios virtuais pelo mundo
– Tatuagem e viagem: 50 desenhos inspiradores!
6 – Fernet com Coca (Argentina ??)
Criada na Itália, mais precisamente em Milão em 1845, a Fernet mistura em sua composição mais de 40 ervas. Foi levada para a Argentina pelos imigrantes e se tornou paixão nacional.
O gosto é amargo, porém não há mais nada tradicional por lá do que o drink de Fernet com Coca-Cola. Qualquer festa ou boliche (balada) é possível encontrar a bebida. Além do mais, é tão fácil que dá para fazer todos os dias em casa. No mercado existem diversas marcas, apesar disso a mais procurada é a Fernet Blanca.
Ingredientes:
- 100 ml de Fernet
- 100 ml de Coca-Cola
- Gelo
Modo de preparo: Não tem segredo, basta misturar todos os ingredientes em um copo e pronto. Só tomar!
7 – Pisco Sour (Chile e Peru ?? ??)
A primeira vez que tomei Pisco Sour foi no Deserto do Atacama, no Chile. Fui apresentada como a bebida nacional. Depois de alguns dias ao chegar em Cusco, no Peru, fui novamente apresentada como bebida nacional. Confesso que fiquei confusa e foi ali que descobri que existia uma certa rivalidade entre os países para saber de quem é a receita original.
Uma coisa é certa, o sabor do Pisco é muito peculiar e merece ser desfrutado seja em território chileno ou peruano. O pisco é uma aguardente preparada com uva e na receita peruana a clara de ovo entra na composição formando uma espuminha.
Ingredientes:
- 60 ml de pisco
- 1/2 clara de ovo
- 1/2 limão
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Gelo
Modo de preparo: Separe todos os ingredientes e insira em uma coqueteleira. Agite bem, coe e sirva em um copo de coquetel.
8 – Bellini (Itália ??)
Com certeza um dos meus favoritos! O Bellini tem um sabor tão suave que é prudente tomar cuidado para não exagerar na dose e cair da gôndola. A cidade natal do coquetel é a esplendorosa Veneza.
Criado por Giuseppe Cipriani, exatamente no Harry’s Bar, o coquetel recebeu o nome de Bellini em homenagem a dois pintores locais, Jacopo e Giovanni Bellini, pai e filho respectivamente.
Lugar histórico por receber grandes personalidades, como Hemingway, Chaplin e Picasso, o Harry’s Bar também inovou ao criar o carpaccio, que nada mais é do que finas fatias de peixe ou carne cru temperados, servidos como aperitivos.
Ingredientes:
- 100 ml de suco de pêssego
- 50 ml de prosecco
Modo de preparo: Na taça de champanhe, coloque primeiro o suco de pêssego gelado e depois acrescente suavemente o espumante.
9 – Caesar (Canadá ??)
A combinação pode parecer exótica, porém a consequência é de um sabor surreal. O Caesar é o drink mais clássico do Canadá e é fácil de ser encontrado por lá. Quente, ele é ideal para enfrentar as baixas temperaturas.
Ingredientes:
- 50 ml de vodka
- 150 ml de Clamato (suco de tomate com caldo de mariscos)
- Gotas de molho inglês
- Gotas de molho de pimenta
- Gelo
Modo de preparo: Em um copo alto, coloque as pedras de gelo, adicione todos os ingredientes e mexa suavemente. Adicione um pedaço de limão ou um caule de aipo para decorar.
10 – Kir Royal (França ??)
Elaborado por Félix Kir, que além de padre era também político, o Kir Royal é fruto da habilidade deste homem que percebeu uma grande oportunidade de escoar a produção local de vinho branco e cassis, oferecendo durante os eventos oficiais o coquetel. Com isso, virou uma das bebidas típicas da França.
Ingredientes:
- 100 ml de espumante gelado
- 15 ml de creme de cassis
- Framboesas
Modo de preparo: Primeiro coloque na taça o creme de cassis. Depois, é a vez do espumante. Finalize mergulhando algumas framboesas na bebida.
11 – Irish coffee (Irlanda ??)
Tem algum apaixonado por café aqui? Confira a incrível receita do coquetel mais pedido da Irlanda. Elaborado por Joseph Sheridan, a bebida é uma mistura de café com uísque, que foi servida pela primeira vez em uma noite fria irlandesa, para um grupo de turistas americanos recém chegado.
Ingredientes:
- 75 ml de café (já passado)
- 50 ml de uísque
- 1 colher de açúcar
- 20 ml de chantilly
Modo de preparo: Em uma xícara de vidro, misture o café, o uísque e o açúcar. Finalize com o chantilly no topo, como o propósito de parecer a espuma de uma cerveja escura.
12 – Glühwein (Leste Europeu ??)
Muitas vezes para conseguir enfrentar o frio de algumas regiões das hemisfério norte, só mesmo com uma bebida bem quente. Utilizando-se das especiarias locais, o Glühwein faz parte da cultura dos países do leste europeu.
Ingredientes:
- 500 ml de vinho tinto suave
- 50 gramas de açúcar mascavo
- 5 cravos
- 1 casca de laranja
- 2 canelas em pau
- 3 folhas de louro
Modo de preparo: Coloque primeiro um pouco de vinho e todos os ingredientes. Ao se dissolverem, adicione o restante da garrafa. Deixe no fogo baixo até ele ficar bem quente. Coe antes de servir.
13 – Canelazo (Equador ??)
Considerado uma das principais bebidas típicas equatorianas, o Canelazo é tradicionalmente consumido na região andina. Em Quito, ele sempre está presente nas festas populares e durante as comemorações natalinas. Como as temperaturas por lá costumam ser moderadas, a bebida serve para esquentar ao cair da noite.
Ingredientes:
- 200 ml de água
- 30 ml de aguardente
- 8 canelas em pau
- 1 colher de açúcar mascavo
Modo de preparo: Em uma panela, ferva a água com a canela e o açúcar. Depois, adicione a aguardente. Há que prefira colocar conhaque no lugar.
Comente pelo Facebook