Para quem curte a dinâmica que envolve todo o processo que antecede uma viagem, certamente irá gostar de assistir a série Aeroporto da National Geographic. A temporada sobre o Brasil, se passa no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, um dos maiores do hemisfério sul, recebendo diariamente cerca de 300 mil pessoas.
Na série Aeroporto da National Geographic acompanhamos de perto o trabalho da Polícia Federal, responsável pelo serviço de vigilância alfandegária e o combate ao narcotráfico. Com mais de 360 aterrissagens diárias, de voos vindos de destinos nacionais e internacionais, o Aeroporto Internacional de Guarulhos é a principal ligação da América Latina com o mundo, pois é o maior em número de conexões. Por conta disso, acaba se tornando um ponto crucial para a rota internacional de drogas .
Sua posição geográfica facilita o acesso para que o tráfico da cocaína da América Latina, passe pela África e chegue até a Europa. Segundo estatísticas apresentadas na série, mais de 50% da cocaína que sai do Brasil é de origem boliviana, peruana e colombiana.
O trabalho dos agentes e cães farejadores é intenso, ainda mais na parte noturna, quando saem as rotas para destinos africanos e asiáticos. Ao todo 41 linhas aéreas operam por lá, transportando anualmente 38 milhões de passageiros.
Durante os episódios é possível acompanhar as mais diferentes maneiras de como os traficantes tentam esconder as drogas, os procedimentos de abordagem, o modo como são descobertos e o trabalho dos peritos para identificar as substâncias. A pena para quem se envolve com o tráfico internacional de drogas no Brasil é de 5 a 15 anos de prisão.
UNIVERSO VIAGEM :
– Restaurantes em Risco: série da Netflix sobre viagem e gastronomia
– 15 passeios virtuais pelo mundo
– Tatuagem e viagem: 50 desenhos inspiradores!
Da Ásia, o perigo maior é contrabando de material falsificado vindo da China. São malas e malas com produtos iguais que, ao serem identificados, são apreendidos. Todo o material encontrado, de drogas ou mercadorias, são encaminhados para incineração.
Há também cenas da série Aeroporto da National Geographic que chocam, como a chegada de imigrantes vindos da África que, por questões humanitárias, pedem asilo. Os agentes identificam a situação dessas pessoas, na maioria das vezes muito assustadas e em pânico, e encaminha ao Comitê Nacional para Refugiados, que possui como objetivo analisar os pedidos.
Série Aeroporto da National Geographic: em outros países
Por conta do sucesso da temporada foram realizadas gravações também em outros locais pelo mundo. A série “Aeroporto Colômbia” apresenta aos espectadores a rotina dos policiais no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia. Classificado como o 46° melhor aeroporto do mundo pelo Skytrax World Airports Awards, ele é famoso também por ser uma conhecida rota do narcotráfico.
Já a série “Aeroporto Peru” também foca no tráfico internacional de cocaína, por meio de compartimentos escondidos em bagagens, cápsulas ingeridas e até no próprio tecido de vestuário dos traficantes. Tudo se passa no Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, no Peru.
Tem também a série “Aeroporto Madri”, um dos mais movimentados da Europa com cerca de 40 voos por hora. Ao todo são cinco terminais onde passam diariamente 129 mil pessoas. Tráfico de drogas, tráfico humano e a imigração ilegal são os pontos chaves de combate dos 700 especialistas em segurança que trabalham no Madrid-Barajas, na Espanha.
Assista alguns episódios da série Aeroporto da National Geographic:
Comente pelo Facebook