Se você gosta de viagem, decoração, gastronomia e negócios certamente irá adorar o reality canadense Restaurantes em Risco (Restaurants on The Edge), disponível na Netflix. A série, que já está em segunda temporada, elege restaurantes localizados em diversas partes do mundo para dar aquela mãozinha e ajudar a recuperar o prestígio.
No programa, três apresentadores se revezam nas ajudas destinadas aos empreendimentos: a designer Karin Bohn, que se atenta apenas aos detalhes de decoração do ambiente, o chef e empresário do ramo Nick Liberato, que cuida da parte comercial e introduz novas ideias, e o chef Dennis Prescott, que trata especialmente do cardápio.
Eu que normalmente não sou fã deste tipo de programas de reforma, me senti totalmente atraída pelo conteúdo por conta das filmagens serem realizadas em diferentes lugares do mundo e no respeito de toda a produção para fazer com que os estabelecimentos tivessem uma forte ligação com a cultura local: da criação dos ambientes até aos ingredientes frescos comprados de produtores da região.
Um exemplo disso é o primeiro episódio da primeira temporada do Restaurantes em Risco. Gravado em Malta, um país insular localizado no Mediterrâneo, o programa mostra com detalhes o povo, as belezas naturais e as riquezas arquitetônicas da ilha. Conheço bem o local por conta de um intercâmbio de inglês e posso dizer com propriedade que as filmagens conseguiram mostrar a essência do lugar.
Conheça cada episódio do Restaurantes em Risco
A cada programa me sentia curiosa para procurar as redes sociais dos restaurantes, para ver como cada um deles tinham conseguido (ou não) manter os estabelecimentos com todas as dicas e mudanças. Confira os detalhes sobre cada temporada e de cada um dos episódios:
Restaurantes em Riscos: temporada 1
Episódio 1 – Marsaxlokk | Malta
Tendo como proprietário um famoso jogador de futebol local, o Haber 16 é especializado em frutos do mar. Mesmo localizado em uma ilha, o cardápio é praticamente todo importado de outros países.
Episódio 2 – Lantau Island | Hong Kong
Localizado em um pequeno vilarejo de pescadores, o Tai O Banyan Tree possui como proprietários um jovem casal que decidiram unir no mesmo local restaurante e loja de presentes. O resultado é que nem uma coisa e nem outra estão dando certo.
Episódio 3 – Tobermory | Canadá
O proprietário do Coconut Joe’s Harbour Bar and Grill tinha como objetivo reunir no mesmo lugar a inspiração dos seus anos de viagem pelo Caribe, porém faltava personalidade ao local.
Episódio 4 – Playas del Coco | Costa Rica
Mesmo localizado na cobertura de um hotel e tendo uma belíssima vista, o The Lookout Restaurant ainda não conseguia atrair clientes.
UNIVERSO VIAGEM :
– Já assistiu? Série Aeroporto da National Geographic
– 15 passeios virtuais pelo mundo
– Tatuagem e viagem: 50 desenhos inspiradores!
Episódio 5 – Alpes | Áustria
No Alberg Boutique Hotel, Dave e Miri queriam servir pratos da cozinha internacional, porém eles não conseguiam perceber que seus clientes estavam mais interessados em apreciar a culinária austríaca.
Episódio 6 – Marigot Bay | Santa Lúcia
Em uma ilha caribenha, o Roots 2 faz a linha totalmente casual do lugar, mas uma renovação cuidadosa pode ajudar a criar um ambiente mais aconchegante.
Restaurantes em Risco: temporada 2
Depois do sucesso da primeira temporada do Restaurantes em Risco, a segunda focou em uma das coisas que eu mais amo ao visitar o lugar: uma bela vista. Conheça cada um dos episódios:
Episódio 1 – Liubliana | Eslovênia
Desde a independência da Eslovênia, na década de 1990, o casal Matjaz e Ksenja tomavam conta do Zmauc, porém com o passar dos anos os negócios começaram a dar uma leve caída. Administrado agora com a ajuda do filho Luka, o lugar precisa se modernizar para não ser vencido pela forte concorrência no distrito histórico de Liubliana.
Episódio 2 – Vale do Okanagan | Canadá
Alguns lugares conseguem funcionar apenas quando as temperaturas estão mais elevadas. É o caso do Outboard Pub, localizado bem em frente a um lindo lago. Como é impossível qualquer negócio se manter aberto poucos meses do ano, o desafio é tornar um local aconchegante para os moradores da região.
Episódio 3 – Turku | Finlândia
O moderno design escandinavo, a arquitetura antiga e a culinária tradicional local são os temas em destaque no Russalon Maininki, um restaurante instalado dentro de uma marina em Turku, localizado no sudoeste da Finlândia.
Episódio 4 – Muskoka | Canadá
Difícil não se sensibilizar com o jeitinho de Connie, a dona do Restaurante Creative Plate, em Muskoka, próximo de Ontário. Ela é daquelas pessoas que não conseguem delegar funções e por isso acaba se perdendo em meio a tantas demandas dentro de um estabelecimento comercial.
Este é um dos episódios mais impactantes já que possui o rigoroso inverno canadense como plano de fundo. Vocês sabiam que é possível alugar casinhas em cima de lagos congelados para que pessoas possam pescar em pequenos buracos no gelo? Aprendi assistindo!
Episódio 5 – Havaí | EUA
Um restaurante administrado por polinésios, servindo comida italiana em pleno Havaí. Pode parecer um pouco estranho, mas o Aloha Vista Bar & Grill estava aberto a se aproximar mais da culturas, das cores e dos sabores locais. É um ótimo episódio para saber um pouco sobre como estilo de vida havaiano e a que há por trás da expressão aloha.
Episódio 6 – Santa Cruz | Ilhas Virgens Americanas
Instalado na pequena Santa Cruz (Saint Croix), uma ilha localizada bem na rota dos mais devastadores tufões do Caribe, o Louie & Nacho’s vive alguns problemas: sofre com a baixa procura turística após os ciclones e não possui uma aproximação com a comunidade local.
Neste episódio, o destaque é para o “chaney”, nome dado aos pequenos cacos de louças chinesas que quebravam durante o trajeto estabelecido pelos antigos colonizadores, dinamarqueses, britânicos e franceses. Ao chegarem no porto com suas embarcações, os marinheiros jogavam no mar as peças danificadas para não pagar impostos. Como se fossem conchas, estes chaneys ficam espalhados pela orla e nas mãos de pessoas talentosas, viram obras de arte.
Episódio 7 – Arizona | EUA
Dona de um Spa, Heidi resolveu abrir um restaurante no mesmo lugar, em uma região tranquila no deserto do Arizona. Acontece que administrar os dois foi ficando um pouco difícil e em certo momento ela se viu tendo que escolher manter apenas um deles. Assim, o Vu Bistrô surgiu, mas com os problemas diários a proprietária não consegue dar a devida atenção ao local.
Assista o trailer da série:
Foto capa: Divulgação Facebook
PLANEJE A SUA VIAGEM!
- Pela Booking, a maior empresa de hospedagem do mundo, você reserva os melhores hotéis, pousadas e hostels e só paga na chegada. Simples!
- Contratar um bom Seguro Viagem é imprescindível, pois precisamos estar cobertos caso alguma coisa aconteça. Eu uso a Real Seguro Viagem e super recomendo. Ela cota em diversas operadores e sempre apresenta o melhor preço. Confira!
- Se você busca conforto durante a sua viagem, que tal alugar um apartamento pelo Airbnb e ainda ganhar um crédito de R$ 179,00 na sua primeira reserva?
- Com a RentCars.com você pode comparar os preços de diferentes locadoras e ainda alugar o seu carro pagando em reais, sem taxa de IOF e com parcelamento em até 12 vezes.
Comente pelo Facebook