Localizado em frente ao Rio Nilo, ao lado do Templo de Luxor, o Museu da Mumificação reúne uma série de peças que contam o procedimento funerário aplicado após a morte dos nobres e faraós. Para se ter uma ideia, todo o processo tinha a duração de aproximadamente 70 dias.
Neste pequeno espaço inaugurado em 1997, é possível encontrar os instrumentos originais para a remoção das vísceras, materias necessários para a dissecação, vasos para guardar os órgãos e
alguns animais mumificados. Além disso, o visitante poderá visitar a múmia e o sarcófago de um sumo sacerdote do faraó da 21ª dinastia.
Há também um painel contando o passo a passo da mumificação na visão do Antigo Egito. O local é pequeno, por este motivo recomendo a visita apenas para quem realmente possui interesse no assunto. É proibido tirar fotos.
Conhecer a sua estrutura é obrigatória para quem pretende se aprofundar mais a cerca da cultura que envolve a civilização egípcia, em todas as suas dinastias. Ao compreender como o povo daquela época possuía um respeito e adoração pela vida, ajuda na percepção de como eles viam a morte.
O ideal é que sua visita seja um complemento ao outro museu muito famoso na região, o de Luxor, o segundo mais procurado de todo o país.
Nesse vídeo encontrado na internet é possível conhecer algumas das peças:
Serviço:
Museu da Mumificação
Corniche el-Nil, Centro de Luxor – Egito
Informações: http://www.sca-egypt.org/eng/MUS_Mummification.htm
Site
Em 08 . 06 . 2016 | 22:09
O Museu de Luxor e muito bonito. Para os amantes de Historia antiga, e um programa que nao pode faltar.