Sabe aquela sensação de estar dentro de uma foto de capa de revista? Boccadasse, em Gênova possui a proeza de nos transportar exatamente para este lugar. A antiga vila de pescadores, localizada na área costeira da cidade, é digna de cartão-postal, pois consegue manter, após tantos anos, suas ruelas intactas.
Boccadasse, em Gênova, nos oferece esse entusiasmo de se sentir como se estivesse em um filme. E isso é, em partes, verdade. Desde que o desenho animado Luca, da Disney-Pixar, ganhou as telas de todo o mundo, todos se perguntaram qual havia sido a região da Itália que serviu como inspiração. Eccolo qua!
Boccadasse, em Gênova: o que ver por lá?
O passeio começa na entrada da vila onde está construída a igreja dedicada a Santo António. Erguida pelos pescadores e moradores locais no século XVII, ela reflete a religiosidade do povo local.
Atrás dela está o mirante principal, de onde é possível contemplar uma vista panorâmica da pequena baía. Digna de cartão-postal, se o viajante busca uma paisagem inesquecível para tirar ótimas fotos, com certeza achou!
Descendo pelas suas vielas estreitas, cercada pelos muros coloridos das casas de alvenaria, chegamos na estreita orla. A impressão que dá é que encontramos um tesouro!
Se quiser aproveitar a água, esteja atento, já que a praia não é de areia e sim de pedras. Para continuar a desbravar a modesta vila, basta seguir subindo a encosta, por entre as casas. Aproveite para conhecer e apreciar a culinária local. Não deixe de sentar em um dos bares e degustar um aperitivo italiano olhando o mar.
Quer saber se a praia está cheia ou o tempo está bom? No site da Skyline Webcams dá para ver um trecho do bairro em tempo real!
Luca: Boccadasse para o mundo
O sobe e desce dos personagens em Luca , por entre as típicas casas coloridas em tons pastéis, não nos deixa dúvidas de onde estamos: Itália. Dirigido pelo genovês, Enrico Casarosa, o desenho animado não possui uma localização específica, mas é inspirado na riviera ligure, que vai de Boccadasse a Cinque Terre.
Na história o peixinho Luca encantado com a vida fora do mar conhece o outro peixinho Alberto. É neste momento que nasce uma amizade que possui como pano de fundo a beleza de toda a região. Abastecidos com muito trenette al pesto, focaccia e sorvete, os amigos sonham em conhecer o mundo pilotando uma Vespa.
A vila é tão inspiradora que já serviu de tema para poemas, livros e canções de artistas italianos. A música Boccadasse, de Gino Paoli e Ornella Vanoni fez muito sucesso. Vale a pena escutar!
SEPPIA, A ILUSTRE MORADORA
Quem assistiu o filme com certeza deu muitas risadas com o temperamento excêntrico do gatinho Macchiavelli. Coincidência ou não, Boccadasse possui uma moradora um tanto quanto ilustre, a gata Seppia, um dos símbolos da vila.
Tal qual o personagem da animação, a felina possui uma face para lá de carrancuda, ao mesmo tempo em que transmite um olhar cheio de ódio. Popular entre moradores e turistas, é normal encontrá-la pulando entre os telhados da aldeia genovesa, no entanto, ela não gosta de ser abordada.
A estrela do lugar se alimenta apenas com peixes frescos e, como conta a sua página oficial no Instagram, Seppia não mia, apenas reclama. Infelizmente ao visitar a região não tive o privilégio de escutá-la ronronar, mas vai que você consegue ter a sorte!
Como chegar a Boccadasse, em Gênova?
Se estiver com tempo e disposição, é possível chegar até Boccadasse a pé em uma caminhada de 1 hora, saindo do centro de Gênova. De antemão, já adianto que algumas partes do caminho são bem bonitas, principalmente onde ficam os clubes de verão com piscinas e guarda-sóis. Outras, nem tanto.
Quem busca tranquilidade pode chegar de ônibus até lá. O número da linha é a 42 e o trajeto possui a duração de aproximadamente 20 minutos. A viagem é realizada pela ATM Gênova e os horários de chegadas e partidas podem ser consultados aqui.
A parada de início da viagem fica próxima a Pizza Ferrari. Ali mesmo, do outro lado da rua, existe uma tabacaria que vende o bilhete Ele sai por €$ 1,50 e pode ser utilizado por 100 minutos. Lembrando que, dentro do veículo não é vendida a passagem.
Hospedagem na bela Boccadasse, em Gênova
É possível ficar hospedado em Gênova e de lá utilizar o transporte público até Boccadasse. Por outro lado, dormir e acordar na pequena vila tem o seu charme. As opções são poucas, mas todas elas são bem avaliadas na plataforma Booking, a que eu sempre uso para viajar.
Reuni algumas sugestões. A primeira é o “Salsedine Relais”, um apartamento aconchegante de 85 m², que fica bem próximo da orla. Com uma arquitetura bem característica local, a casa possui um terraço praticamente dentro do mar. É belíssimo!
Outra possibilidade é a casa de férias chamada de “Il Rifugio Sul Mare”. Com 80 m², o lugar proporciona uma varanda com vista para o mar. Ao todo possui 2 quartos com camas de casal e dois sofás-cama na sala de estar.
Um pouco mais acessível, porém igualmente bonito é o “La Soffitta Del Baian”, que é uma casa de verão com 60 m², onde é possível acomodar até 4 pessoas.
Se gostou, que tal incluir a cidade de Boccadasse, em Gênova, no seu roteiro pela Itália?
Este post integra o especial Bate e Volta saindo de Milão. Confira os outros artigos da série!
Assista o trailer oficial do filme Luca, da Disney-Pixar:
Comente pelo Facebook