ThatianeFerrari3

As paredes do edifício histórico instalado junto à Estação da Luz, coração do centro histórico paulistano e ponto de chegada e partida de diversos imigrantes, foi estrategicamente escolhido para abrigar, desde 2006, o Museu da Língua Portuguesa.

Tratando de um assunto não palpável, a instituição inovou dando ao espaço rústico um ar tecnológico por meio de uma tela de 106m de extensão onde projetores realizam simultaneamente a exibição de vídeos relatando o dia a dia da língua portuguesa, a relação da sociedade com o idioma e as diferentes formas e influências que ela sofreu no decorrer dos anos.

No primeiro andar, há temporariamente grandes exposições sobre escritores que deixaram de alguma forma a sua marca na lingua portuguesa. Já passaram por lá mostras sobre Oswald de Andrade, Clarisse Lispector, Machado de Assis, Jorge Amado, entre outros grandes nomes da literatura brasileira.

Já segundo andar, totens interativos, jogos etimológicos e vídeos cibernéticos fazem parte da estrutura do museu, que tem como grande destaque a Praça da Língua, um espaço multimídia composto por projetores e áudios levam os visitantes as origens do português falado no Brasil.

Não se esqueça de já na bilheteria solicitar a senha para a grande atração da  terceira parte do Museu: a Praça da língua, uma espécie de planetário linguístico com vídeos e projeções sobre a influência do idioma na nossa cultura.

Destaque também para o elevador que conduz o visitante pelas instalações do museu. Lá dentro é possível entre um andar e outro, escutar uma espécie de mantra composto pelo músico Arnaldo Antunes, que repete “língua” e “palavra” em diversos outros idiomas.



Zanzemos_amarelo_DICAS

A grande dica é visitar o museu aos sábados quando a entrada é gratuita. Se tiver tempo, estique o passeio até a Pinacoteca do Estado, localizada no prédio da frente.

 



Serviços:
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz – Centro – São Paulo – SP
Transporte público: A estação de trem e metrô mais próxima é a Luz.
(11) 3322-0080
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) / R$ 3,00 (meia entrada)  – Sábados: entrada gratuita
www.museudalinguaportuguesa.org.br