Thatiane_Ferrari

É proibido não tocar, mexer e fuçar. A ordem aqui é colocar as mãos para funcionar!

Mantendo a nova tradição de São Paulo em abrigar ambientes culturais em patrimônios históricos, o Catavento Cultural e Educacional é uma das mais novas instituições da cidade. Dedicado à ciência e tecnologia, o espaço cultural foi instalado no antigo prédio da prefeitura da cidade, o Palácio das Indústrias.

Dividido entre os temas Universo, Vida, Engenho e Sociedade, o visitante é convidado a interagir com todo o acervo por meio de avançados recursos tecnológicos nas 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados. Desvendar os sons do universo, utilizar microscópios de alta tecnologia e realizar uma viagem em 3D pelas paisagens da cidade do Rio de Janeiro são apenas alguns dos atrativos espalhados pelo prédio.

Tive a oportunidade em conhecer o espaço durante a semana, o que certamente me deu uma maior liberdade para explorar e permanecer nas salas durante o meu tempo. Lembrando que o acervo não é voltado apenas para crianças. Nós adultos também temos vez aqui.

Thatiane_Ferrari1
Faz parte também da coleção da instituição peças do Museu de Tecnologia de São Paulo, que em 2009 foi desalojado de seu prédio, próximo à Universidade de São Paulo (USP). Constituído por 36 peças, o acervo está instalado na área externa do museu. Entre as peças estão uma carroça-pipa com rodas de ferro, importada da cidade de Milão (Itália) datada de 1870 e utilizada na limpeza das vias de terra da cidade até o início do século 20, locomóveis, usados para gerar energia, e um avião DC-3, da década de 1940.

Na minha opinião existe um extremo descuido com este acervo, já que peças centenárias ficam expostas a céu aberto.



Zanzemos_amarelo_DICAS

Barra pesada – é como eu chamaria os arredores do Catavento Cultural. Por este motivo, aconselho seriamente a você ir de carro e estacionar lá dentro. Caso não tenha essa possibilidade, a estação mais próxima é a Dom Pedro II. Dá para ir à pé, porém com atenção redobrada.

Se você tiver disposição, a dica é esticar (cuidadosamente, pois a região não é muito segura) até o Mercado Municipal de São Paulo e aproveitar as delícias da gastronomia paulistana.


 

Serviços:
Catavento Cultural e Educacional
Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Parque Dom Pedro, São Paulo – SP
Transporte público: próximo à estação Dom Pedro II
(11) 3315-0051
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) – R$ 3,00 (meia entrada)
www.cataventocultural.org.br

 

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Booking.com